Panorama
 
 
 
 

APÓS FESTAS NA RAPOSA SERRA DO SOL, CONSELHO DECIDIRÁ SE VAI À JUSTIÇA CONTRA SUSPEITOS DE ATENTADO

Panorama Ambiental
Manaus (AM) – Brasil
Setembro de 2005

21/09/2005 – O Conselho Indígena de Roraima (CIR) afirma que vai aguardar o fim das comemorações da homologação da terra indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima, para decidir se entra com uma ação na Justiça pedindo a punição dos responsáveis pelo atentado ao Centro de Formação e Cultura Raposa Serra do Sul (antiga missão Surumu), no último sábado (17).

Cerca de 150 homens, entre indígenas e não-indígenas, encapuzados e armados com revólveres, espingardas, facões e pedaços de pau invadiram e atearam no prédio da escola. A entidade acusa o vice-prefeito de Pacaraima, Anísio Pedrosa, e o vereador do município da aldeia Contão, Genivaldo Macuxi, de serem os "cabeças" das ações de vandalismo. Ambos são ligados ao prefeito de Pacaraima, Paulo César Quartiero, maior produtor de arroz da região.

"Se a gente for bater muito mais de frente, seria uma coisa mais complicada. Então como a gente não quer atrapalhar a festa, vai ficar por isso mesmo", disse Marinaldo Trajano, coordenador do CIR.

Pelo telefone móvel, já a caminho da aldeia Maturuca, local das comemorações, Trajano explicou a escolha da data. "É um momento de colher frutos, semana da produção. Em toda a Raposa Serra do Sol as pessoas comemoram nesse mês a colheita do feijão, do milho, do arroz, da macaxeira, da batata, da banana. E, de uma maneira geral, vamos comemorar também a homologação". O decreto de homologação em área contínua da terra indígena Raposa Serra do Sol foi assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no dia 15 de abril.

Nos 1,74 milhão de hectares de área homologada vivem cerca de 15 mil índios das etnias macuxi, taurepang, wapixana e ingarikó. O CIR espera que 10 mil pessoas passem pela aldeia Maturuca nesses nove dias de festa. A Polícia Federal de Roraima deve receber o reforço de 50 policiais de outros estados para garantir o acesso à festa.

Segundo Najib Lima, coordenador do Grupo Executivo do Conselho Gestor das Ações do Governo Federal em Roraima (criado no dia 5 de maio), o presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Mércio Pereira Gomes, e o ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto, participarão amanhã (21) das comemorações.

O governador de Roraima, Ottomar de Souza Pinto, não participará das comemorações. "O governo do Estado, na pessoa do governador, não foi convidado. Se tivesse sido convidado, certamente ele iria. Só a Secretaria Estadual do Índio recebeu o convite", afirma o secretário-adjunto do Índio, Wilson Jordão. O secretário estadual do Índio, Adriano Nascimento, já está na reserva.

Fonte: Agência Brasil – Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Thaís Brianezi

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.