Panorama
 
 
 
 

BRASIL GANHA MAIS UMA RESERVA DA BIOSFERA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Setembro de 2005

22/09/2005 - A porção mineira da Serra do Espinhaço é a sexta Reserva da Biosfera brasileira admitida pelas Nações Unidas. O reconhecimento aconteceu no fim de junho deste ano, e a certificação acontece hoje e amanhã durante eventos que serão realizados em Belo Horizonte, Ouro Preto e Conceição do Mato Dentro.

A serra foi reconhecida pelo programa O Homem e a Biosfera, da Unesco, a partir de um pedido encaminhado pelo Ministério do Meio Ambiente e Governo de Minas Gerais.

Estendendo-se por cerca de mil quilômetros, desde a região de Ouro Preto (MG) e até próximo à Chapada Diamantina (BA), a Serra do Espinhaço funciona como um divisor de águas e biomas, o Cerrado e a Mata Atlântica. Possui montanhas com mais de 2 mil metros de altitude, ricas em cânions, cachoeiras e rochedos.

Com mais de três milhões de hectares de área, abriga grande quantidade de riquezas naturais e onze unidades de conservação: os parques nacionais da Serra do Cipó; e das Sempre Vivas; os parques estaduais do Itacolomy; da Serra do Rola Moça; do Rio Preto; do Biribiri; e do Pico do Itambé; os parques naturais municipais do Ribeirão do Campo e do Salão de Pedras; e ainda as estações ecológicas estaduais de Tripuí; e de Fechos.

Principalmente na Serra do Cipó, encontram-se muitas espécies endêmicas. São borboletas, abelhas, beija-flores, sapos e outros animais e insetos que só existem ali. Mais da metade das plantas ameaçadas de extinção de Minas Gerais está no Espinhaço.
As outras reservas da biosfera brasileiras são as da Mata Atlântica, do Cerrado, do Pantanal, da Caatinga e da Amazônia Central.
Cada reserva é uma área representativa dos ecossistemas que abriga e, acima de tudo, uma oportunidade para que se promovam soluções para conciliar conservação ambiental e desenvolvimento sustentável.

Fonte: Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Ascom (Aldem Bourscheit)

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.