Panorama
 
 
 
 

CENTRO DE MAMÍFEROS AQUÁTICOS COMEMORA CRIAÇÃO DA REMASUL

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Setembro de 2005

Com um ano de funcionamento, a Rede de Encalhes de Mamíferos Aquáticos do Sul (Remasul) foi criada oficialmente com a assinatura, no último dia 23, da portaria 59 pelo presidente do Ibama, Marcus de Barros.

Coordenada pelo Centro Mamíferos Aquáticos (CMA) de Itajaí/SC, a Remasul é composta por instituições sediadas nos três estados do Sul do Brasil: Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Espírito Santo. Sua finalidade é realizar, coordenar e promover estudos e atividades nas áreas de monitoramento, resgate, reabilitação e reintrodução destes mamíferos ao ambiente natural.

Outra importante função da rede é montar um banco de dados centralizado com informações sobre as espécies atendidas. Essas informações são importantes para subsidiar a criação de estratégias de conservação desses animais que, na maioria dos casos, são pouco conhecidos.

O chefe do CMA, Régis Lima, explica que a Remasul é a segunda das quatro redes que se pretende criar no Brasil. Cada rede corresponde às regiões litorâneas do Brasil. A primeira foi criada há cinco anos e atua no Nordeste, sendo chamada de Remane. A expectativa é de que, com a cobertura de todo o litoral brasileiro, seja criada a rede nacional.

“Com a Rede de Encalhe de Mamíferos Aquáticos do Brasil, nós podemos facilitar a elaboração de pareceres, a criação de novas unidades de conservação e também aumentar a eficácia no atendimento dos encalhes”, afirmou Régis. Lima informa ainda que está marcada uma reunião com os representantes das instituições participantes da Remasul, no próximo mês de outubro.

Além do CMA/Ibama, outras dez instituições fazem parte da Remasul, são elas:
• Centro de Pesquisa e Extensão Pesqueiras do Sul (Cepsul)/Ibama;
• Museu Oceanográfico de Rio Grande;
• Centro de Ciências Tecnológicas da Terra e do Mar (CTTMar) da Universidade do Vale do Itajaí;
• Núcleo de Educação e Monitoramento Ambiental (Nema);
• Coalizão Internacional da Vida Silvestre (IWC) - Projeto Baleia Franca;
• Centro de Estudos do Mar (CEM) da Universidade Federal do Paraná;
• Museu Oceanográfico do Vale do Itajaí;
• Laboratório Mamíferos Marinhos da Fundação Universidade Federal do Rio Grande (Furg);
• Grupo de Estudos de Mamíferos Aquáticos do Rio Grande do Sul (Gemars);
• Laboratório Mamífero Aquático da Universidade Federal de Santa Catarina.

Fonte: Ibama (www.ibama.gov.br)
Ascom (Luís Boaventura)

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.