Panorama
 
 
 
 

DIA DA ÁRVORE É COMEMORADO COM PLANTIO DE MUDAS CARACTERÍSTICAS DA MATA ATLÂNTICA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) - Brasil
Setembro de 2005

20/09/2005 - As imensas áreas desmatadas mostram que o Brasil está longe de conciliar progresso econômico com preservação. Para ambientalistas e pesquisadores, conscientização e ação são os aliados no combate ao desmatamento desenfreado das florestas entre elas a Mata Atlântica. Em Sergipe, a Mata Atlântica representa, atualmente, menos de 5% da área do Estado. Na época do Descobrimento do Brasil, este percentual era de 40%.

No Dia da Árvore, comemorado em 21 de setembro, a Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju - SE), unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Abastecimento e Pecuária, fará a doação de 15 mudas de espécies características da Mata Atlântica que serão plantadas no pátio da Escola Estadual Juscelino Kubistchek - localizada na avenida L, s/n, conjunto João Alves Filho, em Nossa Senhora do Socorro - SE - dando início ao projeto de arborização do local, a partir das 16h.

A Unidade foi convidada pela Unidade Operacional Sesc/Socorro para participar do projeto “Sesc preservando o Meio Ambiente”, que tem o objetivo de despertar o interesse dos estudantes e comunidade local para proteção ambiental. Serão plantadas mudas de oitis, sucupiras, jatobás e ipês. “Tais espécies e muitas outras ainda são pouco conhecidas da sociedade.

Este desconhecimento faz com que as pessoas não se atentem para a importância de proteger a cobertura florestal que ainda nos resta”, informa a pesquisadora Salete Alves Rangel. Além de auxiliar no plantio, a pesquisadora fará uma apresentação para cerca de 300 alunos sobre os benefícios e a necessidade de preservar o meio ambiente.

Um dos maiores fragmentos remanescentes da Mata Atlântica em Sergipe é a Mata do Crasto em Santa Luzia do Itanhy. Com cerca de mil hectares de área nativa, ela é considerada reserva ecológica. “Muricis, ipês, jatobás, aroeiras, biribas são algumas das espécies mantidas no local graças à conscientização ambiental dos proprietários que se atentaram para esta questão há muitos anos”, observa Salete Rangel.

Em contrapartida, a pesquisadora cita um péssimo exemplo de exploração da Mata Atlântica no Estado. Na Mata do Junco, em Capela, as árvores viram lenha para o consumo doméstico e para abastecer os fornos de padarias e olarias. “Não é difícil ver caminhões saindo constantemente do local. A população tem que se conscientizar e agir.

Os órgãos fiscalizadores não possuem pessoal suficiente para fiscalizar. Quando chegam a ser multados, os infratores, na maioria das vezes, conseguem burlar a lei. É preciso que sociedade conheça o seu ‘patrimônio verde’ para preservá-lo”, afirma Salete Rangel.

Exposição

A Mata Atlântica também será abordada na Mostra Ecológica que acontecerá na sede do Sesc/Socorro, (avenida Principal, 675, Conjunto João Alves Filho) no dia 22 de setembro, das 9h às 16h. A Embrapa Tabuleiros Costeiros, uma das entidades convidadas para participar do evento, apresentará os resultados de pesquisa sobre curadermite, variedades de milho e controle biológico da broca-do-olho do coqueiro.

Fonte: Embrapa (www.embrapa.gov.br)
Assessoria de imprensa (Gislene Alencar)

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.