Panorama
 
 
 
 

EMBRAPA COLABORA EM CURSO DE GESTÃO AMBIENTAL PARA CONE SUL

Panorama Ambiental
Brasília (DF) - Brasil
Setembro de 2005

22/09/2005 - Pesquisadores da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna - SP), unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, colaboram, a convite do Programa Cooperativo para o Desenvolvimento Tecnológico Agropecuário do Cone Sul (Procisur) no curso "Modelos de evaluación de gestión ambiental en predios rurales del Cono Sur", realizado de 20 a 22 de setembro em Montevidéu, Uruguai.

O objetivo do curso, segundo Emilio Ruz Jerez, Secretário Executivo do Procisur, é treinar os participantes dos países da região sobre três alternativas metodológicas para avaliação da gestão ambiental com características e graus de complexidade distintos para que possam ser adaptadas às realidades de seus países.

O curso é composto por 3 módulos, correspondentes aos três modelos de avaliação de gestão ambiental apresentados. Cada módulo contempla uma parte teórica sobre o sistema, e a parte prática, com exemplos de aplicação.

O módulo 1 - Sistema Eco-Cert Rural Procisur, desenvolvido pela Embrapa e Universidade de São Paulo consiste de um sistema simplificado de eco-certificação de atividades rurais. Geraldo Stachetti Rodrigues, coordenador da pesquisa, explica que o sistema contempla um conjunto de indicadores agrupados em 7 aspectos essenciais para a avaliação do desempenho do estabelecimento rural: uso de insumos e recursos, qualidade ambiental, respeito ao consumidor, emprego, renda, saúde e gestão e administração.

O módulo 2 - Modelo Agro-Eco-Index (AEI), foi desenvolvido pelo INTA (Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária - Argentina). Oferece possibilidades de avaliar a gestão ambiental em diferentes escalas geográficas e analisa as sinergias e trade off entre os fatores socioeconômicos e ambientais no meio rural.

Usa como indicadores: o consumo de energia fóssil (EF); a eficiência de seu uso; o balanço de nutrientes; os riscos de contaminação por nutrientes; o risco de contaminação por praguicidas; o risco de erosão de solos; a intervenção do habitat; e o balanço de carbono no sistema (emissão e seqüestro de gases de efeito estufa).

O modulo 3 - Sistema de avaliação ponderada do impacto ambiental para a nova ruralidade - APOIA - Novo Rural, desenvolvido pela Embrapa, é aplicável a uma grande variedade de atividades rurais, sejam agrícolas ou não, e considera as potencialidades e limitações do ambiente e das comunidades locais.

Stachetti esclarece que o sistema contribui para guiar a escolha de atividades, tecnologias e formas de manejo. Aplica-se sobre 62 indicadores, cada um construído em uma matriz de ponderação específica, agrupados em planilhas correspondentes a cinco dimensões de impacto: ecologia da paisagem; qualidade dos compartimentos ambientais (atmosfera, água e solo); valores socioculturais; valores econômicos,
gestão e administração.

Participam do curso: Ernesto Viglizzo (Argentina); Federico Frank (Argentina); Alejandro Valeiro (Argentina); Nelson Ramos (Bolívia); Geraldo Stachetti Rodrigues, Cláudio Buschinelli e Marília da Silveira Folegatti (Embrapa Meio Ambiente, Brasil); Cláudio Pérez (Chile); Edgar Mayeregger (Paraguai).

Fonte: Embrapa (www.embrapa.gov.br)
Assessoria de imprensa (Cristina Tordin)

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.