Panorama
 
 
 
 

FERROVIA DO AÇO RECEBE AVAL PARA INICIAR SEU FUNCIONAMENTO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Setembro de 2005

(22/09/05) – O Ibama concedeu no último dia 19, a licença de operação (LO) para funcionamento da Ferrovia do Aço ligando Itabirito/MG a Barra Mansa/RJ.

A ferrovia atravessará a região sudeste de Minas Gerais e o noroeste do Rio de Janeiro, cortando 29 municípios em Minas e três no Rio.

Com 370 quilômetros, os trens irão transportar minério de ferro (principal produto), cimento, combustível para seu próprio abastecimento, sucata para reciclagem e bobinas de aço, entre outros.

Foram feitas algumas exigências na concessão da LO do empreendimento. A Minerações Brasileiras Reunidas Logística S.A. (MRS), empreendedora da ferrovia, deverá apresentar nos próximos 90 dias, um mapeamento de todas as Unidades de Conservação localizadas no entorno da linha, em uma faixa de 10 quilômetros para cada lado, indicando a distância entre a faixa de domínio de ferrovia e as unidades de conservação.

No mesmo prazo, será preciso a apresentação de um programa de monitoramento e controle da vegetação bem próximas à linha que deve conter a identificação das principais espécies lá encontradas.

A MRS tem 180 dias para apresentar o Plano de Atendimento a Acidentes, incluindo as medidas de atendimento à acidentes, destacando a localização e caracterização das bases de apoio, além de um programa de treinamento das equipes de atendimento. Nesse sentido, também deve avisar imediatamente ao Ibama e as Gerências Executivas nos estados afetados, qualquer acidente com possibilidade de impacto ambiental e/ou sobre a população.

O documento tem validade de quatro anos e qualquer alteração no projeto da linha ou da finalidade da ferrovia deverá ter o consentimento do Ibama.

Fonte: Ibama (www.ibama.gov.br)
Ascom (Telma Peixoto)

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.