Panorama
 
 
 
 

FOGO ATINGE RESERVAS EM BRASÍLIA E ACRE

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Setembro de 2005

(20/09/05) - O fogo devastou parte de duas importantes reservas ecológicas do DF e da Fazenda Águas Lindas (FAL) da UnB. Os incêndios que começaram ontem nestas três áreas foram controlados no início da madrugada.

O fogo recomeçou hoje pela manhã e até o momento apenas o incêndio na FAL da UnB foi controlado segundo Major Odílio Domingos, coordenador de operações do Corpo de Bombeiros do Centro Integrado de Segurança Pública.

A área total atingida na FAL foi de 25%. No Jardim Botânico, o fogo já atingiu 60% da área total. A situação mais crítica é a da reserva do IBGE que já teve 75% de sua área devastada pelo incêndio, segundo major Luiz Blumm do Corpo de Bombeiros.

Mais de 300 homens e 11 viaturas do Corpo de Bombeiros estão no local, além de brigadas do Parque Nacional de Brasília, do Jardim Botânico, da reserva do IBGE, da FAL da UnB.

Incêndio praticamente controlado na Resex Chico Mendes no Acre

(22/09/05) - A maior parte dos focos de incêndio na Reserva Extrativista Chico Mendes já foi controlada. O fogo começou no domingo e se espalhou rapidamente atingindo áreas da Reserva e na área de proteção ambiental lateral.

Mais de 400 homens do Corpo de Bombeiros, Exército, Ibama, Instituto de Meio Ambiente do Acre e a comunidade local trabalham para combater o incêndio.

Cinco peritos da Defesa Civil Nacional chegam hoje à noite para avaliar as causas do incêndio. O longo período de estiagem agrava-se situações de incêndio florestal.

A umidade da floresta amazônica é um fator que ajuda a barrar o fogo, mas com a seca prolongada o controle do incêndio fica mais difícil. “É uma seca nunca vista antes e a desidratação da vegetação ajuda a espalhar o fogo”, diz Anselmo Forneck, gerente do Ibama no Acre.

Metereologia prevê chuva no Acre

(23/09/05) - O presidente do Ibama, Marcus Barros, junto com comando do Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil, sobrevoou de helicóptero nesta tarde a Reserva Extrativista (Resex) Chico Mendes para avaliar a extensão do incêndio e o controle da queimada.

O Ibama mobilizou 100 homens na operação e poderá enviar mais 15 brigadistas da equipe de elite da Coordenação do Sistema Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (PrevFogo).

Antes do sobrevôo, o assessor da Diretoria de Proteção Ambiental, Kleber Alves, disse que "havia uma tendência de melhora" das condições climáticas, tendo inclusive "maior visibilidade" em Xaporí e Rio Branco.

A meteorologia prevê chuva a partir deste fim de semana em Rio Branco. Segundo o Instituto de Nacional de Pesquisas Espaciais deverá haver uma pancada de chuva na madrugada de domingo para a segunda-feira. A temperatura máxima cairá de 36ºC para 26ºC.

Prevenção na Amazônia - "O incêndio no Acre não nos pegou de calça curta", afirma Kleber, explicando que o incêndio do Acre tomou tais proporções em função das "condições climáticas adversas que se acirraram”.

Nos últimos dois anos, o Prevefogo gastou cerca de 14 milhões com o treinamento de brigadistas, aquisição de equipamentos, operações de prevenção e combate à incêndio em 25 unidades de conservação federal da Amazônia.

Conforme o coordenador do PrevFogo, Heloiso Figueiredo, todos os brigadistas dessas unidades de conservação estão equipados com equipamento de proteção individual (capacete, bota, luva) e trabalham com material de combate a incêndio (bomba d'água costal, abafador, pinga-fogo) e outras ferramentas (moto-serra, machado, foice, facão, enxada, pá, rastelo)

Cerca de 500 pessoas foram treinadas entre 2003 e 2005 na Amazônia Legal. Em todo o país o PrevFogo mantém 1.200 brigadistas.

Fonte: Ibama (www.ibama.gov.br)
Ascom (Gustavo Rick e Gilberto Costa)

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.