Panorama
 
 
 
 

FOSFÉRTIL ENTREGA VEÍCULOS E EQUIPAMENTOS PARA A CETESB COMO COMPENSAÇÃO AMBIENTAL

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) - Brasil
Setembro de 2005

22/09/2005 - A empresa Fosfértil, antiga Ultrafértil S.A, instalada no Pólo Petroquímico de Cubatão, cumpriu nesta quarta-feira (21/9) a terceira e última etapa do TAC - Termo de Ajustamento de Conduta, assinado em 28 de abril deste ano, com a CETESB, Ministério Público Estadual e Prefeitura Municipal de Cubatão, para atender as exigências para a regularização ambiental da Unidade de Ácido Fosfórico.

José Jorge
José Jorge
Conforme previa o TAC, foram doados aproximadamente R$ 6 milhões em veículos e equipamentos para laboratórios, agências ambientais de Cubatão, Santos e Registro, e o Setor de Apoio Técnico em áreas contaminadas da CETESB. Também foram beneficiados com esses recursos o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar Ambiental. Os equipamentos destinam-se ao uso em ações de controle no tocante à proteção e preservação da qualidade ambiental do município e da região.
José Jorge
"Mais uma vez temos de agradecer o empenho do Ministério Público na condução deste processo, sempre sensível na busca das melhores soluções para que possamos resolver os problemas ambientais enfrentados por Cubatão. Estamos, mais uma vez, dando um salto de qualidade", afirmou o presidente da CETESB, Rubens Lara, ao elogiar o trabalho desenvolvido pela promotora de Justiça de Cubatão, Liliane Garcia Ferreira, ao reunir os órgãos públicos e o setor industrial para um acordo que permitiu a compensação ambiental pelo dano ocorrido. O TAC da unidade de ácido fosfórico também beneficiou a Prefeitura de Cubatão, com a instalação de 1.122 metros de cerca de arame para a contenção de invasões em áreas de manguezal na Vila dos Pescadores.
Ainda dentro do termo assinado, estão sendo executadas as obras de reforma das instalações da agência da CETESB no município; a aquisição, adaptação e montagem de um veículo para uso nas atividades de educação da Polícia Ambiental; e a aquisição e montagem de um caminhão para o Corpo de Bombeiros. Ainda junto à Prefeitura de Cubatão, a Fosfértil está promovendo a contratação e elaboração do Plano de Recuperação de Áreas Degradadas do antigo aterro municipal, conforme parecer técnico especificado pela CETESB. Também durante o evento no complexo de PiaçagU6era, a Fosfértil entregou o novo sistema de lavagem de gases e material particulado da unidade conhecida como MAP, cumprindo a última das obrigações fixadas no acordo firmado com a agência ambiental.

Também prestigiaram a entrega dos veículos e equipamentos o vice-prefeito de Cubatão, Walter Raimundo Pinheiro; o diretor de Nitrogenados da Fosfértil, Eider Castro; o comandante da Polícia Militar do Interior e Baixada Santista, tenente-coronel João Leonardo Mele; o comandante do 6º Agrupamento de Bombeiros, tenente-coronel Luiz Carlos Ribeiro; o comandante da 1ª Companhia do 3º Batalhão de Polícia Ambiental, capitão Marco Aurélio dos Santos Pinho; e o diretor de Controle de Poluição Ambiental da CETESB, Otávio Okano.

Fonte: Secretaria Estadual do Meio Ambiente de São Paulo (www.ambiente.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa
Fotos: José Jorge

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.