Panorama
 
 
 
 

IBAMA VERIFICA DENÚNCIAS DE MATANÇA DE PEIXE-BOI

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Setembro de 2005

Com a vazante dos rios da Amazônia, inúmeras denúncias de matança de peixe-boi têm chegado diariamente ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), principalmente na região do município de Coari.

Para dar combate a esta prática, a expedição da “Campanha Salve o Peixe-Boi da Amazônia” partiu hoje (20) em direção a Coari, com o objetivo de reprimir esta prática e realizar um trabalho de educação ambiental com as comunidades.

Esta será a segunda de três expedições a serem realizadas ainda este ano. A primeira delas saiu em agosto percorreu durante 20 dias as comunidades do rio Purus, até o município de Tapauá, distribuindo panfletos, colando cartazes e realizando palestras para orientar os ribeirinhos contra a pesca do peixe-boi. Foram ao todo 57 comunidades visitadas em sete municípios, onde foram realizadas palestras e orientações para mais de 2.800 pessoas, atingindo indiretamente mais de 10 mil ribeirinhos.

Desta vez, em virtude das denúncias, a expedição partirá diretamente para Coari, e só depois fará o trabalho mais lento, parando nas comunidades do médio Solimões e rio Japurá. “Nós estamos muito preocupados, pois são muitas as denúncias de matança do peixe-boi. Os rios estão baixos e os animais ficam presos nos lagos, se tornando alvo fácil para os caçadores”, lamenta Branca Tressoldi, veterinária do Ibama e coordenadora da campanha

Além da orientação, os agentes do Ibama também farão um trabalho de coleta de dados para tentar levantar estatísticas de animais mortos e informações a respeito da espécie. “Ainda hoje sabemos muito pouco sobre o modo de vida do peixe-boi. A maior parte das informações foram coletadas em animais de cativeiro. E para conhecer o animal em seu habitat natural, nada melhor que o ribeirinho, ou mesmo ex-caçadores, que convivem diariamente com o peixe-boi”, ressalta Branca.

A última expedição parte em meados de outubro para o baixo rio Amazonas. Para a campanha, foram disponibilizados R$ 100 mil pelo Ibama e R$ 30 mil pela Manaus Energia, empresa que apóia a preservação do peixe-boi através do Centro de Pesquisa e Preservação de Mamíferos Aquáticos.

Na tentativa de preservação da espécie, o Ibama tem realizado o resgate de filhotes de peixes-boi encontrados por ribeirinhos ou mantidos em cativeiros irregulares e entregue a instituições de pesquisa e preservação. Em 2005 já foram resgatados seis filhotes; no ano passado foram resgatados ao todo 21 animais.

Fonte: Ibama (www.ibama.gov.br)
Ascom (Flávia Mendonça)

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.