Panorama
 
 
 
 

IRMÃO DE DOROTHY STANG VEM AO BRASIL PARA PARTICIPAR DE REUNIÃO COM JUSTIÇA DO PARÁ

Panorama Ambiental
Brasília (DF) - Brasil
Setembro de 2005

22/09/2005 – O irmão da missionária Dorothy Stang, David, está no Brasil e participou hoje (22) de uma reunião com o Ministério Público Federal em Belém, acompanhado do cônsul especial de Washington, Jeffrey T. Hsu, do consultor do caso em Washington Blake Rushforth e do advogado Brent N. Rushforth. A freira norte-americana naturalizada brasileira foi assassinada no dia 12 de fevereiro deste ano em Anapu, no Pará.

"Eles vêm cobrar todas as medidas necessárias inclusive o que foi manifestado naquela carta divulgada recentemente e vão entregar também uma segunda carta ao presidente do Tribunal de Justiça do Pará, desembargador Milton Nobre, que pontua reivindicações na área jurídica de desenvolvimento do processo", afirmou o advogado José Batista Afonso, da Comissão Pastoral da Terra (CPT), que também acompanha a reunião.

A família Stang acompanha a apuração do crime e as ações adotadas pelo governo e pela Justiça em relação ao caso. Em agosto a família enviou uma carta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. "Logo após a morte de nossa irmã, o senhor prometeu ao mundo enfrentar a impunidade no Pará. Ao mesmo tempo em que nos sentimos reconfortados ao ouvir seu compromisso de castigar os assassinos de nossa irmã e destinar terras aos sem-terra e às áreas de conservação, temos visto muito poucas ações concretas", diz um trecho da carta.

Segundo José Batista, na reunião as entidades pretendem pressionar o Tribunal de Justiça do Pará a julgar favoravelmente o pedido de transferência do processo da comarca de Pacajá (PA) para a capital Belém. Eles também pedem que não haja júri em separado para pistoleiros e mandantes do crime, e que todos os envolvidos sentem juntos no banco dos réus.

Cinco acusados de envolvimento no assassinato de Dorothy Stang estão presos em Belém. São eles os dois pistoleiros, Rayfran das Neves, que disparou os tiros, e Clodoaldo Batista (Eduardo), que acompanhava Rayfran no momento do crime; o intermediário Amair Feijoli da Cunha (Tato) e os dois fazendeiros acusados de serem os mandantes do crime, Vitalmiro Bastos de Moura (Bida) e Regivaldo Pereira Galvão. Os fazendeiros já entraram com pedido de habeas corpus na Justiça paraense e no Superior Tribunal de Justiça (STJ) para responderem o processo em liberdade, mas os dois tribunais negaram os pedidos.

No dia 8 de junho, o STJ negou por unanimidade o pedido do Procurador-Geral da República, Cláudio Fontelles, de transferir para o âmbito federal o processo referente ao assassinato da missionária americana. Dorothy Stang trabalhava há mais de 30 anos junto às pequenas comunidades do Pará pelo direito à terra e à exploração sustentável da Amazônia.

Comitiva norte-americana acompanha em Belém processo sobre assassinato de Dorothy Stang

23/09/2005 - Os membros da comitiva norte-americana que chegaram ontem (22) ao Brasil para acompanhar o andamento do processo sobre o assassinato da irmã Dorothy Stang reúnem-se hoje com representantes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Comissão Pastoral da Terra e de pastorais ligadas à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O encontro ocorre às 11 horas, na sede regional do Ibama, em Belém.

No início da tarde, a delegação segue para o Tribunal de Justiça do Pará onde, às 13 horas, discute com o presidente do tribunal, desembargador Milton Nobre, e com o juiz responsável pelo processo, Lucas do Carmo, o que vem sendo feito para o julgamento dos assassinos da missionária. Às 15h30, os integrantes da comitiva tratarão do mesmo assunto em uma reunião com os promotores do Ministério Público Estadual Lauro de Freitas Júnior e Sávio Brabo. A missionária norte-americana Dorothy Stang foi assassinada no município de Anapu (PA), em 12 de fevereiro de 2005.

Fonte: Agência Brasil – Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Irene Lôbo

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.