Panorama
 
 
 
 

MANUAL AJUDARÁ TÉCNICOS DO DEPRN NO RECONHECIMENTO DE PLANTAS DE RESTINGAS

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) - Brasil
Setembro de 2005

22/09/2005 - A Secretaria do Meio Ambiente do Estado - SMA lançou na quarta-feira (21/9), no Consultado Britânico, o “Manual de Reconhecimento de Espécies Vegetais da Restinga no Estado de São Paulo”. Trata-se de uma publicação para uso cotidiano dos que atuam nas áreas de restinga, constituídas pelos terrenos arenosos em extensas faixas junto ao litoral, apresentando uma formação vegetal característica com uma biodiversidade ainda pouco estudada.

José Jorge
A publicação foi elaborada por técnicos do Departamento Estadual de Proteção dos Recursos Naturais - DEPRN, vinculado à Coordenadoria de Licenciamento Ambiental e Proteção de Recursos Naturais, da SMA, constituindo um instrumento de trabalho dos técnicos que atuam na fiscalização dessas áreas.

O secretário do Meio Ambiente, professor José Goldemberg, lembra que as restingas, por sua localização próxima às praia, “encontram-se sob constante ameaça da ocupação imobiliária” que precisa ser regulamentada para garantir a biodiversidade.
Por este motivo, Goldemberg considera auspiciosa a publicação do “Manual de Reconhecimento de Espécies Vegetais da Restinga do Estado de São Paulo”, que supre a necessidade de caracterização das espécies da flora nessas áreas, fundamental para “a adoção de uma política de proteção e criação de uma legislação específica, bem como para o desenvolvimento de metodologias de manejo desse ecossistema”.

O livro

O livro foi idealizado pelo engenheiro florestal Ricardo Leonel D'Ercole, em 1997, quando dirigia a Diretoria Regional do Litoral e Vale do Ribeiro, do DEPRN. A produção do material foi conduzida pelos engenheiros florestais Otávio S. Couto e Rosana M.S. Cordeiro, que realizaram as pesquisas e as fotografias, além de compilar as informações no período de 1997 a 1999, com o apoio dos diversos setores do DEPRN e das pesquisadoras Elisabete Aparecida Lopes e Mariê Sugiyama, do Instituto de Botânica.
A finalidade da publicação é subsidiar as ações de campo dos técnicos do DEPRN, facilitando o reconhecimento das espécies da flora da restinga no Estado de São Paulo, citadas na Resolução CONAMA 07/96. Por se tratar de um instrumento de trabalho, para facilitar a caracterização das diversas formações vegetais desse ecossistema e seus estágios de regeneração natural, foram incluídas, também, outras espécies não listadas nessa resolução. O manual, com 440 páginas, agrupa as espécies em quatro categorias vegetais - fanerógamas, pteridófitas, brióficas e líquens -, com os nomes científicos e populares, e as
suas respectivas caracterizações acompanhando as fotografias ilustrativas em cores. A tiragem da publicação, que será utilizada como material de apoio técnico para os profissionais do DEPRN, é reduzida, mas a Secretaria do Meio Ambiente reservou uma parte para as bibliotecas de instituições de pesquisa.

Fonte: Secretaria Estadual do Meio Ambiente de São Paulo (www.ambiente.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa
Fotos: José Jorge

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.