Panorama
 
 
 
 

MARIA EMÍLIA BOTELHO É ELEITA COORDENADORA GERAL DO FÓRUM PAULISTA DE COMITÊS DE BACIAS HIDROGRÁFICAS

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) - Brasil
Setembro de 2005

21/09/2005 - O Fórum Paulista de Bacias Hidrográficas elegeu, para um mandato de dois anos, o seu novo coordenador geral. Trata-se da representante do Grupo dos Comitês do Alto Tietê, Sorocaba- Médio Tietê e Piracicaba-Capivari-Jundiaí, Maria Emília Botelho, que também é assistente-executiva da Presidência da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental - CETESB. Esta é a primeira vez que a coordenação geral do fórum, instalado em 8 de maio de 2003 e que conta com a participação dos 21 comitês de bacias hidrográficas legalmente constituídos no Estado, será exercida por um representante da CETESB. “A minha maior expectativa é realizar uma gestão compartilhada com todos os participantes do fórum, nos próximos dois anos”, ressalta Maria Emília.
Pedro Calado
O Fórum Paulista de Comitês de Bacias Hidrográficas tem como metas apoiar os debates sobre políticas públicas nacional e estadual para gestão das águas; incentivar a troca de experiências entre os comitês constituídos; organizar e definir as discussões e estratégias para solução dos problemas; acompanhar e divulgar as decisões referentes às ações ligadas aos recursos hídricos; divulgar e disseminar informações técnicas; e obter fontes de financiamento e oportunidades para realização de novos projetos. “Decidir todos os programas e ações em conjunto com representantes dos Estados, municípios e sociedade civil é a nossa principal meta.
É uma vontade da nova coordenação dos comitês capacitar o corpo técnico, tendo como base a necessidade particular de cada bacia hidrográfica”, explicou a nova coordenadora. Com esta eleição, o colegiado que vai coordenar o Fórum Paulista de Comitês de Bacias Hidrográficas ficou assim constituído: Maria Emília Botelho, da CETESB, coordenadora geral e representante do Grupo de Comitês do Alto Tietê, Sorocaba-Médio Tietê e Piracicaba-Capivari-Jundiaí; Edson Geraldo Sabbag, do Grupo de Comitês do Alto Paranapanema, Aguapeí-Peixe, Médio Paranapanema e Pontal do Paranapanema; Antônio José Tavares Ranzani, do Grupo de Comitês do Baixo Tietê, Tietê-Batalha, Tietê-Jacaré, São José dos Dourados e Turvo Grande; Amauri da Silva Moreira, do Grupo de Comitês do Baixo Pardo-Grande, Mogi-Pardo, Sapucaí-Mirim Grande; e Ney Akemura Ikeda, do Grupo de Comitês da Baixada Santista, Litoral Norte, Paraíba do Sul, Serra da Mantiqueira e Ribeira do Iguape-Litoral Sul.

“O avanço nas discussões por uma política para os recursos hídricos dentro dos 21 comitês de bacias hidrográficas do Estado nos últimos dez anos, mostrou que o nosso trabalho não é estanque e que uma integração dinâmica e planejada se faz necessária para o gerenciamento das águas. Este é o trabalho do Fórum Paulista: integrar todos os comitês com o único objetivo de cuidar das nossas águas”, reforça Lupércio Ziroldo Antônio, coordenador-geral no biênio 2003/2005.

No âmbito do Fórum Nacional de Bacias Hidrográficas, o Estado de São Paulo é representado por Carlos Eduardo Nascimento Alencastri e José Maria Morandini Paolielo, pelo governo estadual; José Roberto Tricoli e Carlos Arruda Garms, pelos municípios, e por integrantes do SOS Mata Atlântica e CIESP - Centro de Indústrias do Estado de São Paulo, pela sociedade civil.

Fonte: Secretaria Estadual do Meio Ambiente de São Paulo (www.ambiente.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa (Cris Couto)
Foto: Pedro Calado

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.