Panorama
 
 
 
 

MCT ELABORA PROPOSTA DE REDE NAS INFORMAÇÕES SOBRE BIODIVERSIDADE

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Setembro de 2005

20/09/2005 - Criar uma Rede virtual de informações sobre a biodiversidade brasileira associada à acervos biológicos. Essa é a proposta que técnicos do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) apresentam hoje (20) à instituições de pesquisas e possíveis parceiros, durante a primeira reunião de trabalho para a elaboração do projeto que será encaminhado ao Fundo Global para o Meio Ambiente (Global Environment Facilit - GEF).
Elaborado pela Coordenação Geral de Políticas e Programas em Biodiversidade (CGBD) do MCT, a proposta da Rede visa o aumento do conhecimento da biodiversidade nacional através da distribuição de dados contidos nas coleções biológicas. Também será possível, por exemplo, evitar a duplicidade de esforços, identificando, reconhecendo, articulando e integrando as atividades já existentes.
Na abertura da reunião, pela manhã, o Secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento, do MCT, Luiz Antonio Barreto de Castro, destacou a necessidade de informação de qualidade para a gestão, conservação e uso sustentável da biodiversidade. "Estamos trabalhando para transformar o acúmulo de informações sobre a nossa biodiversidade em algo que possa agregar valor à comunidade e a elaboração dessa proposta é parte do processo", explicou Barreto de Castro.
Participaram da reunião representantes do Ministério do Meio Ambiente, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), da Rede Nacional de Pesquisas (RNP/MCT), da Universidade Federal da Paraíba; da Fundação de Amparo a Pesquisa de São Paulo (Fapesp) e do Instituto de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCT).
A reunião, que se encerrará no final da tarde, identificará os parceiros, alguns co-gestores do projeto, definirá grupos de trabalhos e elaborará a agenda de atuação.

Fonte: Ministério da Ciência e Tecnologia (www.mct.gov.br)
Assessoria de imprensa (Rachel Mortari)

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.