Panorama
 
 
 
 

NO DIA DA ÁRVORE, SANTOS (SP) SE COMPROMETE COM A PROTEÇÃO DA AMAZÔNIA

Panorama Ambiental
Santos (SP) - Brasil
Setembro de 2005

21/09/2005 - Santos, principal cidade do litoral paulista, aproveitou o dia da árvore para se comprometer com a proteção da maior floresta tropical do planeta. Em solenidade realizada no Salão Nobre da prefeitura, o prefeito João Paulo Tavares Papa (PMDB-SP) assinou o termo de compromisso pelo futuro da floresta com o diretor-executivo do Greenpeace, Frank Guggenheim,formalizando a adesão ao programa Cidade Amiga da Amazônia. A prefeitura santista também editou decreto restringindo o uso de madeira ilegal nas compras públicas.
O programa do Greenpeace tem por objetivo a adoção de leis municipais e mecanismos de controle que evitem a compra de madeira amazônica de origem criminosa nas licitações promovidas pela prefeitura. “Na administração pública de uma cidade com mais de 400 mil habitantes, realizamos muitas coisas todos os dias, mas a maioria de rotina. Poucas delas nos dão o sentimento de que estamos fazendo algo para nossos filhos e nossos netos”, disse o prefeito João Paulo Tavares Papa. “A assinatura desse decreto e do compromisso que assumimos com o Greenpeace nos dá a certeza de que estamos mudando o futuro do planeta. Tenho certeza que a cidade de Santos será um exemplo para que as outras
cidades da Baixada Santista também preservem este patrimônio da humanidade, que é a Amazônia”. “Ao formalizar a adesão ao Cidade Amiga da Amazônia, Santos está contribuindo concretamente para deter o processo de destruição da Amazônia”, comemora Adriana Imparato, responsável pelo programa Cidade Amiga da Amazônia, do Greenpeace. “A fiscalização na esfera municipal é um passo importante para controlar o comércio de madeira amazônica, além de fechar o mercado local para a madeira ilegal e predatória”.

O programa Cidade Amiga da Amazônia expõe as falhas do atual sistema de monitoramento e controle da madeira pelo Ibama e órgãos públicos. De acordo com dados do Imazon (Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia), cerca de 70% da madeira extraída da Amazônia é consumida pelo mercado brasileiro. As prefeituras utilizam grandes volumes de madeira em obras públicas e mobiliário.

Os termos do compromisso assinado hoje pela prefeitura de Santos incluem exigência de documentos comprovando a origem legal dos produtos madeireiros utilizados nas obras públicas e a preferência à madeira extraída de forma sustentável. Atualmente, 14 municípios participam do Cidade Amiga da Amazônia, inclusive as capitais São Paulo e Manaus (AM).

Fonte: Greenpeace-Brasil (www.greenpeace.org.br)
Assessoria de imprensa
Foto: Greenpeace

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.