Panorama
 
 
 
 

PF GARANTIRÁ ACESSO À FESTA PELA HOMOLOGAÇÃO DA RAPOSA SERRA DO SOL

Panorama Ambiental
Brasília (DF) - Brasil
Setembro de 2005

20/09/2005 - A Polícia Federal de Roraima aguarda a chegada de 50 policiais de outros estados para garantir o acesso à festa pela homologação da terra indígena Raposa Serra do Sol, que começa amanhã (21). Na madrugada do último sábado (17), cerca de 150 homens encapuzados e armados com revólveres, espingardas, facões e pedaços de pau invadiram e atearam fogo no Centro de Formação e Cultura Raposa Serra do Sul (antiga missão Surumu), a cerca de 230 quilômetros da capital, Boa Vista.

Segundo o superintendente da PF no estado, Ivan Herrero, os policiais federais farão a segurança dos meios de acesso à terra indígena, como pontes, estradas e balsas. Como a festa não é oficial, acrescentou Herrero, a PF não fará a segurança no local: "Lá dentro da área é a maior tranqüilidade. O problema é que o pessoal contrário está tentando obstar que se chegue lá e a minha missão será liberar a pista. Nós já instauramos inquérito sobre aquele fato, não estamos deixando de tomar as nossas providências, mas não vou cometer ações suicidas, como colocar em risco os meus agentes".

O Conselho Indígena de Roraima (CIR), que enviou representante ao local, informa que as instalações do Centro foram completamente destruídas: igreja, hospital, dormitórios, refeitórios masculino e feminino, banheiros, biblioteca, sala e quartos dos professores. E que um professor e um indígena foram agredidos fisicamente.

A entidade acusa o vice-prefeito de Pacaraima, Anísio Pedrosa, e o vereador do município da aldeia Contão, Genivaldo Macuxi, de serem os "cabeças" das ações de vandalismo. Ambos são ligados ao prefeito de Pacaraima, Paulo César Quartiero, maior produtor de arroz da região. Segundo o CIR, o prefeito resiste em sair da área, homologada no dia 15 de abril pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A festa de amanhã começará na aldeia Maturuca e termina no dia 30, na aldeia Bismark. Segundo o CIR, as comunidades indígenas pretendem receber cerca de 10 mil visitantes para mostras de artesanato, fotografia, competições de arco e flecha, corrida de tora, corrida de cavalo, campeonato de futebol e outros esportes. Um grupo de artistas indígenas de Roraima fará no centro da aldeia um monumento da Raposa Serra do Sol.

A organização do evento prevê também homenagens ao presidente Lula, aos ministros da Justiça, Márcio Thomaz Bastos; do Meio Ambiente, Marina Silva; e do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rosseto – o único a confirmar presença na festa. Também receberão homenagens a Procuradoria Geral da República, Funai (Fundação Nacional do Índio), Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis), Polícia Federal e a CNBB (Confederação Nacional dos Bispos do Brasil).

Fonte: Agência Brasil – Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Irene Lôbo

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.