Panorama
 
 
 
 

PROGRAMA DAS NAÇÕES UNIDAS APÓIA FÓRUM MUNDIAL DE TURISMO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Setembro de 2005

19/09/2005 - O Ministério do Turismo e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) assinaram um Memorando de Entendimento para apoio ao Fórum Mundial de Turismo para Paz e Desenvolvimento Sustentável, que se realiza de 24 a 26 de outubro no Forte de Copacabana, Rio de Janeiro. Um dos projetos já desenvolvidos é o Movimento Brasil de Turismo e Cultura, o Movimento Brasil.

Este é executado por entidades nacionais e internacionais e valoriza e fortalece culturas e manifestações em pelo menos vinte destinos turísticos no Brasil. Segundo o secretário-executivo do MTur, Márcio Favilla, que assinou o Memorando com o Pnuma, as ações do Movimento envolvem a "cultura brasileira da hospitalidade", considerando a diversidade territorial e cultural do País na música, teatro, dança, artes visuais, culinária, artesanato, arquitetura e outros manifestações.

A coordenadora do Pnuma no Brasil, Cristina Montenegro, disse que o Programa promoverá a articulação com os países membros e organizações afiliadas da ONU e fará um inventário de experiências-piloto em escala mundial que relacionam o turismo ao desenvolvimento sustentável, à preservação do meio ambiente e à diversidade cultural. O Pnuma também vai coordenar o Encontro de Certificação em Turismo Sustentável, a ser integrado ao Segundo Encontro do Fórum.

Fórum - O Fórum Mundial de Turismo foi lançado em 2003, numa parceria do Ministério do Turismo, Nações Unidas – por meio da Organização Mundial do Turismo (OMT), Unesco e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) – e Fundação Turismo para Paz e Desenvolvimento Sustentável, entidade civil sem fins lucrativos. O Primeiro Encontro Anual do Fórum foi realizado no ano passado, em Salvador (BA), e teve a presença de representantes de 62 países. Em outubro, no Rio de Janeiro, será realizado o Segundo Encontro Anual que, durante sete dias, vai debater experiências nacionais e estrangeiras de promoção do turismo com desenvolvimento econômico e social e ações para a paz. A expectativa é de que mais de três mil pessoas, vindas de vários países, participem do evento.

Fonte: Ministério do Turismo (www.turismo.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.