Panorama
 
 
 
 

PROJETO DA PETROBRAS NÃO PREVÊ EXPANSÃO NO PROCESSAMENTO DE PETRÓLEO BRUTO NA REVAP

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) - Brasil
Setembro de 2005

22/09/2005 - Os membros do Conselho Estadual do Meio Ambiente - CONSEMA aprovaram hoje (21/09) a viabilidade ambiental do Projeto de Modernização da Refinaria Henrique Lage - REVAP, da Petrobras, em São José dos Campos. A aprovação se deu com base no parecer técnico favorável emitido pelo Departamento de Avaliação de Impacto Ambiental - DAIA, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, após analisar o Estudo de Impacto Ambiental e respectivo Relatório de Impacto Ambiental (EIA-RIMA) do empreendimento, entregue em outubro do ano passado.
Pedro Calado
Agora, a Petrobras já pode requerer a Licença Prévia, a ser emitida pelo DAIA, para poder dar continuidade ao processo de licenciamento ambiental, que prevê a solicitação e obtenção das Licenças de Instalação e de Operação. Entre outros aspectos positivos do empreendimento ressaltados na apresentação do EIA-RIMA ao CONSEMA, destacou-se que a modernização não implicará aumento no processamento dos atuais 40 mil m3 diários, em média, de petróleo bruto e que as modificações se deverão às mudanças no perfil de produção da refinaria, que contemplarão a instalação de novas unidades, com os objetivos, entre outros, de reduzir o teor de enxofre na gasolina e óleo diesel, tornando esses combustíveis vinte e quarenta vezes menos poluentes, respectivamente, e substituir parte da produção de óleo combustível pela de coque de petróleo, visando possibilitar um maior processamento de petróleo brasileiro.

Consumo de água

Outro aspecto destacado foi o relativo à captação, descarte de efluentes e consumo futuros de água que, após a efetivação da modernização, não serão alterados, permanecendo nos mesmos níveis atuais. A REVAP possui outorga da Secretaria de Recursos Hídricos do Ministério do Meio Ambiente, para captar até 2.000 m3/hora de águas superficiais e descarte de 720 m3/h de efluentes líquidos industriais tratados no Rio Paraíba do Sul, sendo que o seu consumo atual é de 1.280 m3/h. Além disso, a REVAP também será capaz de fazer reúso de efluentes na ordem de 300 a 400 m3/h.

De acordo com os resultados apresentados no estudo de dispersão atmosférica, as concentrações máximas de todos os poluentes estudados são de baixa magnitude, muito distantes dos seus respectivos padrões previstos na legislação, não devendo, portanto, comprometer a qualidade atual do ar da região. Constatou-se, por outro lado, uma significativa redução nas emissões atmosféricas, principalmente em relação aos poluentes óxidos de nitrogênio e óxidos de enxofre - a instalação das unidades de hidrotratamento e de recuperação de enxofre serão responsáveis por praticamente reduzir a zero as emissões de SOx.

Segundo ainda o EIA-RIMA, as obras de implantação do empreendimento numa primeira fase empregariam cerca de 5 mil trabalhadores e, em seu pico, quase 7 mil empregados. Para a operação do empreendimento, está prevista a contratação de 156 pessoas. Também a aquisição de produtos e serviços para as obras de ampliação gerará aumento de receitas tributárias nos níveis municipal, estadual e federal.

Outra importante medida que deverá ser implementada pelo emprendedor é a recuperação da mata ciliar utilizando espécies nativas ao longo do Rio Alambari, vizinho à área da refinaria e nos trechos de terreno com inclinação muito acentuada. No total, a compensação ambiental envolverá cerca de R$ 12 milhões.

Audiência pública

Durante a fase derradeira de análise do EIA-RIMA, foi realizada, em janeiro último, na cidade de São José dos Campos, uma audiência pública com o objetivo de esclarecer a população sobre os diversos detalhes do projeto. Conforme o parecer técnico, nesse evento não foram levantados aspectos ambientais que inviabilizassem a implantação do empreendimento, assim como esclarecimentos solicitados foram devidamente prestados, nessa ocasião.

De acordo com o concluído no parecer técnico do DAIA, a partir das informações apresentadas pela Petrobras e das vistorias técnicas realizadas no local do empreendimento, entendeu-se que o projeto de modernização da REVAP não acarretará impactos significativos na qualidade ambiental de sua área de intervenção e de influência, desde que as medidas mitigadoras propostas no EIA-RIMA sejam adequadamente implementadas e executadas, sendo ainda o novo processamento passível de medidas rotineiras de controle e acompanhamento da CETESB.

Por ocasião da obtenção das Licenças de Instalação e Operação junto à CETESB, a Petrobras deverá atender, entre outras, além das exigências a serem formuladas pelos técnicos da companhia, a exigências constantes no parecer técnico do DAIA, como apresentar o detalhamento dos planos de monitoramento das águas subterrâneas, da qualidade dos efluentes líquidos tratados e das emissões sonoras; do plano de controle e monitoramento das emissões atmosféricas; e apresentar o plano completo de gerenciamento dos resíduos sólidos gerados nas atividades da empresa.

Fonte: Secretaria Estadual do Meio Ambiente de São Paulo (www.ambiente.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa (Mário Senaga)
Foto: Pedro Calado

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.