Panorama
 
 
 
 

QUEM ESCREVE O QUÊ SOBRE MEIO AMBIENTE

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) - Brasil
Setembro de 2005

Resultado da análise de sete edições do Prêmio de Reportagem sobre Biodiversidade serão anunciados no Primeiro Congresso Brasileiro de Jornalismo Ambiental

21/09/2005 - Desde 1999, o Prêmio de Reportagem sobre Biodiversidade organizou 39 concursos em dez países e recebeu mais de 1.300 inscrições. A iniciativa é realizada pela Conservação Internacional (CI), em parceria com a Federação Internacional de Jornalistas Ambientais (IFEJ), o Centro Internacional para Jornalistas (ICFJ), a Fundação Biodiversidade do Ministério de Meio Ambiente da Espanha e, no Brasil, com a SOS Mata Atlântica.

O material colecionado ao longo desses sete anos inspirou os organizadores do Prêmio a realizar uma análise detalhada para avaliar o perfil de quem faz jornalismo ambiental, os temas abordados e as perspectivas da cobertura. “Precisamos compreender melhor o que está sendo escrito pelos jornalistas que cobrem meio ambiente em alguns dos países mais ricos em biodiversidade”, ressalta Haroldo Castro, vice-presidente de comunicação da CI e diretor executivo do concurso. “O diagnóstico identificou quais são os temas escolhidos pelos jornalistas e revelou que existe um amplo compromisso com a temática ambiental por parte dos meios de comunicação que não se concentram nos grandes centros urbanos ou capitais”.

Os resultados da análise serão anunciados por Castro no seminário “Jornalismo para o Desenvolvimento”, durante o I Congresso Brasileiro de Jornalismo Ambiental , que será realizado entre 12 e 14 de outubro próximo no SESC-Santos.

“Consideramos importante que esses dados, na maioria sobre a América Latina, sejam discutidos com jornalistas brasileiros. Um dos objetivos do Congresso é fomentar uma maior interação entre os profissionais do continente, uma vez que nossos desafios são comuns”, diz Nilda Rodrigues, da coordenação geral do Congresso. Jornalistas ambientais da Bolívia, Colômbia, Equador e Peru foram convidados a participar do evento em Santos.

A CI é uma das organizações ambientais que apóia essa primeira reunião nacional dos jornalistas ambientais brasileiros. Colabora com os organizadores na proposição de pautas, indicação de nomes, divulgação, brindes aos palestrantes e custeio da participação de comunicadores de ONGs parceiras. Durante o Congresso em Santos, a CI participará nas seguintes atividades:

· Oficina “Comunicação Eficiente para ONGs”, dia 12/10 (das 13 às 15h30) e dia 14/10 (das 9 às 12h), no Hotel Atlântico, em Santos, SP. Participam Isabela Santos (coordenadora de comunicação da CI-Brasil) Ana Ligia Scachetti (coordenadora de comunicação da SOS Mata Atlântica) e Silvia Marcuzzo (assessora de comunicação da Rede de ONGs da Mata Atlântica);

· Painel “Amazônia, Pantanal, Cerrado e Mata Atlântica”, dia 13/10 (das 13h30 às 15h30) no SESC-Santos. Participa o biólogo Lucio Bedê (coordenador do programa Mata Atlântica da CI-Brasil), abordando a biodiversidade e os desafios de conservação da Mata Atlântica;

· Painel “Produção de Documentários Ambientais”, dia 13/10 (das 15h40 h às 17h40) no SESC-Santos. Participa Haroldo Castro (vice-presidente de comunicação da CI), apresentando clips de vídeos produzidos pela CI para campanhas ambientais;

· Seminário “Jornalismo para o Desenvolvimento”, dia 14/10 (das 13 h às 15h) no SESC-Santos. Participa Haroldo Castro, apresentando os resultados do Prêmio de Reportagem sobre Biodiversidade.

O Prêmio de Reportagem sobre Biodiversidade foi organizado em 2005 em oito países, recebendo 409 inscrições – um recorde absoluto se comparado às edições anteriores. No Brasil, o concurso enfoca apenas o bioma Mata Atlântica, porém inclui a categoria Televisão. As inscrições para o concurso 2006 terão início em janeiro próximo. Informações sobre todas as edições do Prêmio podem ser encontradas no site www.premioreportagem.org.br

O I Congresso Brasileiro de Jornalismo Ambiental é uma realização da Rede Brasileira de Jornalistas Ambientais, do Núcleo Paulista de Jornalistas Ambientais, do Núcleo de Ecojornalistas e da Agência Envolverde.

Fonte: Conservação Internacional Brasil (www.conservation.org.br)
Assessoria de imprensa (Isabela Santos, Milene Gonçalves e Mariola Montequin)

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.