Panorama
 
 
 
 

SEMA LICENCIA PROJETO DE PSICULTURA EM ASSENTAMENTO

Panorama Ambiental
Campo Grande (MS) – Brasil
Setembro de 2005

20/09/2005 – O presidente da Associação 24 de Junho do Assentamento Sul Bonito, Lúcio Meurer, e o engenheiro agrônomo Joel Pereira Filho, coordenador do Idaterra (Instituto de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) da região Sul do Estado, receberam das mãos do secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, José Elias Moreira, a licença ambiental para implantação de um ambicioso projeto de piscicultura que vai beneficiar 30 pequenos produtores rurais de Itaquiraí com a produção de 150 toneladas de peixe ao ano.

É o maior projeto de piscicultura em assentamentos em todo o Estado, garante Joel Pereira. Serão construídos 50 tanques com 1,5 mil metros quadrados cada, totalizando 7,5 hectares de lâmina d’água. Cada família tem condições de cuidar de dois tanques, embora algumas optaram por apenas um. Os recursos para construção dos açudes, compra de equipamentos, e outras despesas que somam R$ 103 mil, são oriundos do FIS (Fundo de Investimento Social).

Lúcio Meurer fez questão de frisar a atenção recebida por parte da Sema para viabilizar o empreendimento. Há dois meses ele procurou o chefe de Gabinete da Secretaria, Raimundo Nonato, solicitando uma audiência com o secretário José Elias para pedir celeridade no processo. Prontamente foi atendido; a tramitação – que estava parada – foi retomada e a licença ambiental assinada ontem pelo diretor-presidente do Imap (Instituto de Meio Ambiente Pantanal), Cid Rôner de Castro Paulino.

“Imagina o que representa para essas famílias terem um complemento de renda como esse, sem demandar mais trabalho, aproveitando a mão-de-obra ociosa”, observou Joel Pereira. Calcula-se que cada família terá um reforço mensal de R$ 500,00 no orçamento com a venda dos peixes. Toda a produção já está previamente contratada com um frigorífico de filetagem de peixe de Mundo Novo.

No assentamento Sul Bonito, segundo Meurer, a principal atividade é a agricultura de subsistência. “Algumas famílias trabalham com pecuária leiteira.” A produção de peixes vai elevar a qualidade de vida, melhorar a alimentação e contribuir para fixar essas famílias no campo.

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul (www.sema.ms.gov.br)
Assessoria de imprensa (João Prestes)

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.