Panorama
 
 
 
 

TÉCNICO DO MMA DIZ QUE É PRECISO INCLUIR AGENDA 21 NO PPAs E NAS LEIS ORÇAMENTÁRIAS

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) - Brasil
Setembro de 2005

19/09/2005 - A Agenda 21, instrumento de planejamento integrado de políticas nas áreas ambiental, social, cultural, institucional e econômica, criado na Conferência das Nações Unidas no Rio de Janeiro, em 1992, não conquistou ainda o necessário espaço nos sistemas de gestão pública. É isto que se pode depreender das palestras realizadas no curso “Agenda 21 - Agenda Local”, organizado pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado - SMA, por intermédio do Programa de Apoio às ONGs -PROAONG, no sábado (17/9), em Piracicaba.

Pedro Calado
Segundo Carlos Felipe Abirached, assessor técnico do Programa Agenda 21, do Ministério do Meio Ambiente - MMA, existem atualmente apenas 600 processos de elaboração desse documento em todo o País. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE esse número seria maior, chegando a cerca de 1.200, o que, no entender dos técnicos do ministério, estaria superestimado.

“É preciso considerar que o dado de que dispomos não avalia a qualidade dos trabalhos, muitos dos quais encontram-se, ainda, em estágios iniciais”, explicou Abirached.
Pedro Calado
É por este motivo que o Ministério do Meio Ambiente está envidando esforços para que os Planos Plurianuais - PPAs e as leis orçamentárias passem a contemplar as Agendas 21, para que estas se consolidem como instrumentos de gestão. Além disso, ao lado dos esforços para disseminar a Agenda 21 sensibilizando a comunidade para que se organize para a elaboração desse instrumento, não apenas no âmbito dos municípios, mas também nas bacias hidrográficas e outros territórios, o ministério estuda a certificação dos documentos pela Comissão de Políticas de Desenvolvimento Sustentável e da Agenda 21 Brasileira - CPDS.

Segundo o representante do Ministério do Meio Ambiente, embora haja necessidade de se disseminar o conceito da Agenda 21 e conferir qualidade aos processos em andamento, há exemplos que merecem ser consultados.

São os casos das agendas do Estado de Santa Catarina, Alta Floresta, no Mato Grosso, Sobral, no Ceará, Natal, no Rio Grande do Norte, Mâncio Lima, no Acre, e Sampaio, no Tocantins, onde os processos de elaboração da Agenda 21 foram conduzidos com intensa interlocução entre o Poder Público e a sociedade, construindo estratégias e implementando ações de desenvolvimento sustentável.

O curso contou, ainda, com os depoimentos de Sérgio Hornink, tecnólogo da CETESB - Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental, Paulo Rochedo, engenheiro, e Nelson Cavichioli, engenheiro, que falaram sobre as agendas 21 dos municípios de Piracicaba, Americana e Santa Bárbara D'Oeste.

Fonte: Secretaria Estadual do Meio Ambiente de São Paulo (www.ambiente.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa
Fotos: Pedro Calado

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.