Panorama
 
 
 
 

ÚLTIMA GRANDE TI DA AMAZÔNIA É RECONHECIDA PELO GOVERNO FEDERAL

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) - Brasil
Setembro de 2005

20/09/2005 - O Ministério da Justiça declarou a Terra Indígena Trombetas–Mapuera (AM, PA e RR) - última grande TI identificada pela Funai que aguardava portaria ministerial para entrar em processo de demarcação - com quase quatro milhões de hectares. A área é habitada pelos Wai Wai, Hixcariana e outros grupos isolados. O governo também reconheceu duas área no Amazonas, respectivamente dos povos Kokama e Ticuna.
Divulgação
O Ministério da Justiça, em portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU) de ontem, 19 de setembro, declarou três novas Terras Indígenas (TIs) que, juntas, somam 4.124.448 hectares de áreas protegidas.

Além da TI Trombetas-Mapuera (3.970.418 ha), localizada nos estados do Amazonas, Pará e Roraima, onde vivem os índios Wai Wai, Hixcariana e grupos isolados, foram contempladas a TI São Domingos do Jacapari e Estação (AM), dos índios Kokama, com 133.630 ha, e a TI Matintin (AM), dos índios Ticuna, com 20.400 ha. No total, com as novas portarias, as terras declaradas pelo Governo Lula totalizam 8.749.475 ha.

Veja aqui o quadro parcial de reconhecimento de TIs pelos últimos 5 governos federais. “Os índios estavam esperando ansiosos por mais de um ano, e a expectativa agora é que a Trombetas-Mapuera seja logo demarcada”, diz o antropólogo Rubem Caixeta, coordenador do Grupo de Trabalho da Fundação Nacional do Índio (Funai) que identificou e delimitou a área, cujo relatório ficou pronto no início de 2004 e foi publicado no DOU em outubro do mesmo ano.
Caixeta, ao falar da importância da continuidade do processo, lembra que a Trombetas-Mapuera, mesmo com sua grande extensão, ainda não possui nenhum tipo de ocupação de não-índios. No entanto, lideranças indígenas da região estão apreensivas pelo avanço das plantações de soja nas duas margens do rio Nhamundá, em direção à parte sul da terra, nos estados do Pará e do Amazonas, e esperam que as próximas etapas até a homologação sejam concluídas antes das fazendas alcançarem os limites da TI e produzirem um cenário propício às invasões e ao desmatamento.

Hoje, de acordo com o relatório do GT, a Trombetas-Mapuera abriga cerca de 2.800 índios. O número não inclui os grupos isolados que habitam a região, mas contabiliza índios Wai Wai e Hixcariana da TI contígua Nhamundá-Mapuera que, por sua tradição migratória, não necessariamente têm residência fixa na Trombetas-Mapuera, mas a utilizam para estabelecer roças e caçar.

O antropólogo ressalta, também, a vitória que representa a declaração da Trombetas-Mapuera num estado como Roraima, onde a tensão foi crescente durante todo o processo de reconhecimento da TI Raposa-Serra do Sol. Essa TI, mesmo depois de homologada, em abril deste ano, ainda é palco de ações criminosas por parte de fazendeiros e políticos antiindígenas, como as realizadas no último final de semana, quando uma centena de homens encapuzados invadiu e destruiu um centro de formação indígena dentro da TI. Rubem Caixeta menciona como exemplo um pronunciamento feito pelo Senador Mozarildo Cavalcanti (PPS-RR), uma das principais lideranças antiindígenas do Congresso Nacional, durante as discussões pela homologação da Raposa-Serra do Sol, quando declarou não aceitar os limites da TI Trombetas-Mapuera.

Fonte: Instituto Socioambiental (www.isa.org.br)
Assessoria de imprensa (Livia Chede Almendary)
Imagem: Divulgação

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.