Panorama
 
 
 
 

ACIDENTE NA VIA ANCHIETA NÃO ALTEROU QUALIDADE DA ÁGUA

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Setembro de 2005

28/09/2005 - As análises realizadas pela CETESB no rio Cubatão, em decorrência do vazamento de destilado de alcatrão e hulha em acidente ocorrido no último sábado (24/09) no Km 44 da Via Anchieta, mostraram que não houve alteração na qualidade da água até o momento. As coletas foram realizadas a montante da captação da SABESP e no córrego a montante da ponte de concreto do rio Pilões. Os resultados parciais indicam que, dos 5 parâmetros avaliados nos laboratórios da agência local da CETESB - OG/óleos e graxas; DBO/demanda bioquímica de oxigênio; DQO/demanda química de oxigênio, Fenol e BTEX/benzeno, tolueno, etil benzeno e xilenos - apenas o fenol apresentou valores ligeiramente acima do padrão, na amostra de água do córrego, afluente do rio Cubatão. Também não foi constatada a presença de óleo na superfície do rio, nem odor.

Os trabalhos de limpeza da área atingida continuam e já foram coletados um total de 200 toneladas de solo e vegetação com resíduos do produto, retirados na altura das cotas 400 e 200 da Serra do Mar. Além das equipes da agência de Cubatão e do Setor de Emergência da CETESB, participam de controle e monitoramento do acidente o Setor de ecossistemas Terrestres da agência ambiental, a equipe do Parque Estadual da Serra do Mar-núcleo Cubatão, a Defesa Civil e a SABESP, que ainda no dia 26/09 decidiu suspender a captação de água em um dos pontos do Rio Cubatão, por medida preventiva.

O produto transportado vinha da Companhia Siderúrgica Nacional, de Volta Redonda e tinha como destino a empresa Columbian Chemical Brasil Ltda. em Cubatão.

Fonte: CETESB - Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo (www.cetesb.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa (Eli Serenza)

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.