Panorama
 
 
 
 

ALUNOS DE PLANALTINA DEFENDEM O CERRADO EM PEÇAS TEATRAIS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Setembro de 2005

27/09/2005 - Alunos de escolas públicas de Planaltina, que participam do projeto de educação ambiental Águas do Cerrado, vão encenar peças teatrais no Centro Comunitário Athos Bulcão, da Universidade de Brasília, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, de 3 a 9 de outubro.

A iniciativa do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) de viabilizar a apresentação de três grupos teatrais vai possibilitar que cerca de 50 alunos apresentem as peças "O Caminho das Águas", "A História do Córrego Mestre D´Armas" e "Memórias do Cerrado e do Parque Sucupira".

As peças teatrais e outras atividades de conscientização e mobilização nasceram a partir de um trabalho de educação ambiental iniciado há oito anos na Estação Ecológica Ambiental de Águas Emendadas, fruto de convênio firmado entre as secretarias de Meio Ambiente e de Educação do Distrito Federal, e o Programa Água para a Vida, do WWF-Brasil.

Unidade de conservação localizada em Planaltina, cidade a 45 quilômetros ao norte do Plano Piloto, com população aproximada de 180 mil habitantes, a Estação Ecológica Ambiental de Águas Emendadas foi criada em 1966, a partir de proposta do biólogo Ezechias Heringer. Conta hoje com 10.547 hectares de rica biodiversidade e abriga a Lagoa Bonita, afloração do lençol freático, alimentada pelas chuvas.

O objetivo do trabalho de educação ambiental é contribuir para a melhoria das relações da comunidade de Planaltina (DF) com a unidade de conservação, para gerar mudanças de atitude e promover ações preservacionistas em relação ao Cerrado.

Segundo a educadora Muna Ahmad Yousef, do Centro de Informação Ambiental da Estação Ecológica de Águas Emendadas, um dos pontos fortes do projeto é o curso Reeditor Ambiental, que oferece aporte técnico sobre questões ambientais e orienta os professores das seis escolas participantes a elaborarem pesquisas de opinião e desenvolverem atividades com seus alunos. Em Águas Emendadas também são oferecidas trilhas ecológicas monitoradas para alunos e seus familiares, a fim de sensibilizá-los para a preservação do bioma Cerrado.

As iniciativas dos professores e alunos das escolas públicas de Planaltina estão no Almanaque Educação Ambiental, publicado com apoio do WWF-Brasil.

Fonte: Ministério de Minas e Energia (www.mme.gov.br)
Assessoria de imprensa/IBICT

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.