Panorama
 
 
 
 

BRASIL ASSINA ACORDO PARA 8ª COP DA CONVENÇÃO SOBRE DIVERSIDADE BIOLÓGICA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Setembro de 2005

29/09/2005 - Os ministros do Meio Ambiente, Marina Silva, e das Relações Exteriores, Celso Amorim, assinaram ontem um acordo com o secretário da Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB), Hamdallah Zedan, para a realização da 8ª Conferência (COP8) das Partes da Convenção em março de 2006, em Curitiba (PR). A cerimônia ocorreu no Palácio do Itamaraty, em Brasília. Também estavam presentes o secretário de Meio Ambiente do Paraná, Luiz Eduardo Cheida, e o vice-prefeito de Curitiba, Luciano Ducci.
Na ocasião, Zedan, recém chegado de uma visita às instalações da Convenção, em Curitiba, disse estar impressionado com a qualidade do trabalho desenvolvido e com o empenho dos organizadores brasileiros. "É muito apropriado que a COP8 ocorra no Brasil, o país rico em diversidade biológica e cultural", disse.
A ministra Marina Silva ressaltou que o Brasil está inteiramente envolvido na preparação para sediar a Conferência. "Por sermos um país megadiverso, temos um interesse particular em vários aspectos e queremos fazer com que esse processo ocorra de forma bastante participativa. Vamos fazer eventos paralelos e estamos estudando fomas de realizar um segmento ministerial mais interativo", ressaltou.
Marina Silva informou, também, sobre as estimativas de redução em cerca de 40% nos índices de desmatamento da floresta Amazônica, que abriga a maior biodiversidade do mundo. "Queremos ser perseverantes para que, em 2006, possamos repetir o sucesso de proteger a nossa biodiversidade e as nossas florestas".
Como parte das ações preparatórias acontecerá, em novembro, uma Conferência Nacional sobre Diversidade Biológica.
Com o intuito de agir de forma integrada com o ministério do Meio Ambiente e com governos estaduais e municipais, o ministro das Relações Exteriores ressaltou a importância da Convenção e a liderança do Brasil devido a sua enorme diversidade biológica. Somos capazes de assumir nossas obrigações e avançar no nosso dever de exigir que os outros também façam", disse. "Nós não ignoramos o tamanho dessa reunião e temos certeza que Curitiba, que é um exemplo de desenvolvimento sustentável urbano, realizará tudo de forma eficiente e agradável, completou. Como parte das ações preparatórias acontecerá em novembro deste ano a Conferência Nacional da Biodiversidade.
A CDB foi aprovada em 1992, durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio 92), e entrou em vigor em 1993. A CDB tem três objetivos principais: a conservação da biodiversidade; seu uso sustentável; e a repartição justa e eqüitativa dos benefícios resultantes do acesso aos recursos genéticos.

Fonte: Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Ascom (Aida Feitosa)

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.