Panorama
 
 
 
 

BUNGE: CEM ANOS DESRESPEITANDO O CONSUMIDOR E O MEIO AMBIENTE

Panorama Ambiental
Sâo Paulo (SP) - Brasil
Setembro de 2005

29/09/2005 - “Só quem olha para o futuro chega aos cem anos”, diz o slogan que celebra um século da Bunge no Brasil. Mas chegar aos cem anos mentindo para o consumidor e destruindo o meio ambiente é motivo para comemoração?
A multinacional já afirmou que pode estar utilizando soja transgênica nos produtos em que não é possível detectar o DNA geneticamente modificado.

Mas não informa isso a seus consumidores. Também adota políticas diferenciadas para o mercado interno e o mercado externo. Na Europa, por exemplo, a Bunge garante fornecimento de soja livre de transgênicos. No entanto, no Brasil, utiliza a soja transgênica em seus produtos Soya, All Day, Mila, Primor e Cyclos, entre outros. Esse duplo padrão da empresa mostra o quanto ela vem desrespeitando os consumidores, em especial os brasileiros.

O desrespeito atinge não só os consumidores, mas também o meio ambiente. A Bunge é uma das responsáveis pelo avanço da fronteira da soja no Brasil.
Somente no Mato Grosso possui 54 silos, com capacidade de armazenamento que passa dos 2 milhões de toneladas. O Mato Grosso foi o Estado campeão de desmatamento em 2003/2004, responsável, sozinho, por 48% do total destruído na Amazônia Legal. A empresa também foi alvo de denúncias de ONGs pela adoção de práticas altamente destrutivas no Piauí, retirando madeira nativa para uso nos seus fornos e depois plantando soja na área desmatada.

Neste ano, o Greenpeace se empenhou em divulgar para os consumidores brasileiros, com a campanha ENCHA O SAC DA BUNGE, que a empresa não tem uma política clara sobre os transgênicos e que não controla a origem da soja que entra em suas fábricas destinadas à produção para o mercado nacional. Assim, pode estar usando soja transgênica e descumprindo a legislação nacional para rotulagem de produtos que contenham ingredientes geneticamente modificados.

Durante a campanha, a organização passou por sete cidades, entre elas Belo Horizonte, Salvador, Manaus, Brasília e Rio de Janeiro. Foram distribuídos 6 mil Guias do Consumidor e mais de 4,5 mil pessoas participaram de um abaixo-assinado, deixando seus nomes em pratinhos onde se lia a mensagem “Bunge não use transgênicos”. Mais de 6 mil pessoas participaram também do abaixo-assinado virtual realizado no site do Greenpeace, pedindo à Bunge que garanta uma produção livre de transgênicos.

O objetivo da campanha foi estimular o consumidor a questionar a Bunge pela adoção de duplo padrão, com a certificação de produtos não-transgênicos destinados à exportação e a falta de informação sobre a origem da matéria-prima utilizada na fabricação de produtos destinados ao consumidor brasileiro.

O Greenpeace exige que a Bunge respeite o consumidor brasileiro, cumpra a lei e que adote uma política ambiental sustentável para suas atividades, preservando a biodiversidade e os ecossistemas brasileiros.

Fonte: Greenpeace-Brasil (www.greenpeace.org.br)
Assessoria de imprensa
Foto: Greenpeace

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.