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CARTILHAS DOS JOGOS AMBIENTAIS DA EMA É TECNOLOGIA SOCIAL CERTIFICADA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) - Brasil
Setembro de 2005

26/09/2005 - A coleção de educação ambiental “Cartilhas dos Jogos Ambientais da Ema”, desenvolvida pela Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP), unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, é uma das tecnologias sociais certificadas na edição 2005 do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social – 2005, que nesta terceira edição conta com parceria da Petrobrás, UNESCO e Pricewaterhousecoopers.

O Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social, criado em 2001 é um instrumento de identificação, seleção, certificação, promoção e fomento de tecnologias que apresentem respostas efetivas para diferentes demandas. O Prêmio é realizado de dois em dois anos para permitir a alternância entre os períodos de captação e disseminação de soluções.

Das 658 inscrições recebidas, 105 foram certificadas e 40 selecionadas como finalistas. O trabalho da Embrapa Meio Ambiente é um dos finalistas, cujos 8 vencedores serão conhecidos em 24 de novembro de 2005, em São Paulo, onde farão jus ao prêmio de 50 mil reais para a reprodução da tecnologia.

Coleção das Cartilhas dos Jogos ambientais da Ema

A coleção foi elaborada no âmbito do Projeto de Educação Ambiental da Embrapa Meio Ambiente, possuindo 7 cartilhas temática, a saber, água, solo, árvores/florestas, lixo/reciclagem, qualidade de vida (enfoque para nutrição, higiene e segurança do alimento), ar e fauna; além de um CD de músicas ambientais e um jogo de dados que apresenta um ambiente rural de fundo chamado “Ambiente”.

Cada cartilha possui jogos, poesias e glossário em seus temas específicos. Foi elaborada de forma diferenciada, a partir da chamada a participação espontânea de 51 pessoas ao efetivo engajamento de funcionários, parentes/amigos de funcionários, estagiários da Embrapa Meio Ambiente, além de parceiros externos (Prefeitura Municipal de Lagoa dos Três Cantos , Embrapa Informação Tecnológica) apoios do SINPAF e da Prefeitura Municipal de Santos e patrocínio do PAS - Campo e do SDS/MMA. Dessa forma tornou-se um reflexo do envolvimento participativo da comunidade no que se refere a fomentar o cumprimento de sua responsabilidade social e de cidadania.

O material foi focado prioritariamente no tema transversal “meio ambiente”, proposto nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) da Lei de Diretrizes e Bases da Educação – de primeira a quarta séries do Ensino Fundamental. Esse nível de escolaridade foi escolhido porque, segundo o CENSO 2000 do IBGE, a maioria da população brasileira encontra-se nos ensinos básico e fundamental, sendo o material, portanto, útil também a outros instrumentos de responsabilidade social desenvolvidos junto a adultos.

Segundo especialistas em educação, é na fase de educação básica/fundamental que “existe maior capacidade da criança absorver, através de diferentes estímulos, conceitos que apoiarão sua aprendizagem intelectual, emocional e artística, estruturando uma base sólida para a construção do seu processo educacional por toda a sua vida”.

Assim, a formação de cidadãos críticos e atuantes, agindo no seu espaço dependem da apresentação adequada de material de educação ambiental que estimule além de informações ambientais, estímulos a sociabilidade,a desafios, a concentração, entre outros, para o ensino básico/fundamental.

Por essa razão o material fomenta a internalização de conceitos ambientais por meio de diferentes estímulos, quais sejam, aqueles voltados para a leitura dos textos, imagens visuais agradáveis bem como explicativas do conteúdo, músicas que estimulam o cantar, aspectos lúdicos que motivam a socialização e a compreensão de aspectos ambientais do nosso país.

O material desafia a vontade em “saber mais” para, enfim, aumentar a percepção para os impactos ambientais decorrentes das atividades humanas, a opinião sobre as causas e conseqüências desses impactos e, fundamentalmente, a sua motivação a participar da proposição de soluções em diferentes esferas de intervenção.

As sete cartilhas da coleção também foram traduzidas para linguagem braile, desde 2004, em parceria com o Centro Cultural Louis Braille de Campinas e produzidas em escala de protótipo. Foi o primeiro material da Embrapa feito para esse público, explica a pesquisadora da Embrapa Meio Ambiente, Maria Conceição Pessoa, uma das organizadoras e responsável pela coleção.

Essa iniciativa foi tomada, pois a política de educação vigente no país estimula que estudantes portadores de necessidades especiais estejam inseridos na rede normal de ensino, e que não existe material de educação ambiental disponível em linguagem braile, o que reforça ainda mais a necessidade de maior atenção a instrumentos que operacionalizem o lançamento desse material.

Segundo informações da SEESP / MEC, as cartilhas em braile poderiam beneficiar os 4723 alunos cegos identificados pelo CENSO escolar 2004 - INEP. Acrescenta-se que, segundo o Censo brasileiro de 2000, existiam nesse ano 148 mil pessoas cegas e 2,4 milhões com grande dificuldade em enxergar, onde os Estados de São Paulo e Bahia lideravam em número de cegos, com 23.900 e 15.400 pessoas, respectivamente.

Assim sendo, o material braile fomentaria o acesso à informação para crianças e adultos com deficiência visual, fortalecendo não somente o direito a informação, como também a capacitação profissional e formação dessas pessoas, hoje excluídas de informação temática ambiental de seu próprio país.

Tecnologia Social Banco do Brasil

É um conceito que remete para uma proposta inovadora de desenvolvimento, considerando a participação coletiva no processo de organização, desenvolvimento e implementação. Está baseado na disseminação de soluções para problemas voltados a demandas de alimentação, educação, energia, habitação, renda, recursos hídricos, saúde, meio ambiente, dentre outras.

Nos intervalos entre as edições do Prêmio, serão desenvolvidas atividades voltadas à consolidação e sistematização, disseminação e reaplicação das tecnologias integrantes do Banco de Tecnologias Sociais.

Na edição de 2005 do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social, a Fundação Banco do Brasil teve a parceria da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – UNESCO, do Petróleo Brasileiro S.A. – Petrobras e PriceWaterhouseCoopers.

Certificado de Tecnologia Social

Todas as iniciativas classificadas como tecnologias sociais receberão Certificado, conferido pela Fundação Banco do Brasil, a UNESCO e a Petrobras e integrarão o Banco de Tecnologias Sociais, disponível no site http://www.fundacaobancodobrasil.org.br

As 40 tecnologias finalistas receberão um Troféu especialmente criado para o Prêmio e cada uma das 8 instituições responsáveis pelas tecnologias sociais vencedoras receberá um prêmio de R$ 50 mil reais.

Dentre as oito premiações, será concedido um prêmio especial à melhor Tecnologia Social voltada para os Direitos da Criança e Adolescente e outra voltada à Gestão de Recursos Hídrico, decorrentes da parceria com a Petrobrás na edição de 2005.

Fonte: Embrapa (www.embrapa.gov.br)
Assessoria de imprensa (Cristina Tordin)

 
 
 
 

 

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