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CURSO DISCUTE AÇÕES
DO PROGRAMA PILOTO NA AMAZÔNIA
Panorama
Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Setembro de 2005
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30/09/2005 - As
experiências apoiadas na Amazônia pelo
Programa Piloto para a Proteção das
Florestas Tropicais do Brasil, do Ministério
do Meio Ambiente, estão em discussão
no curso Academia Amazônica: Teoria e prática
para a construção do desenvolvimento
sustentável na Amazônia, em Manaus
(AM). A iniciativa capacitará alunos de pós-graduação
de instituições de ensino e pesquisa
do Amazonas, Acre, Pará, Tocantins, Maranhão,
Mato Grosso e Distrito Federal para se tornarem
multiplicadores do conceito de sustentabilidade
em suas dimensões ecológica, social,
econômica e política.
As aulas iniciaram no dia 26 e seguem até
o dia 14 de outubro. Além de palestras e
seminários, as atividades incluem visitas
às áreas de pesquisa do Instituto
Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e
de experiências apoiadas pelo Subprograma
Projetos Demonstrativos (PDA), Projeto de Manejo
dos Recursos Naturais da Várzea (ProVárzea)
e Projeto de Apoio ao Manejo Florestal na Amazônia
(ProManejo), todos integrantes do Programa Piloto.
A equipe de docentes é composta por pesquisadores
do Inpa, da Universidade Federal do Amazonas, instituições
de ensino e pesquisa, técnicos do governo
federal, Ongs e órgãos de cooperação
internacional.
A Academia Amazônica é uma proposta
GTZ, a partir de experiências aplicadas no
Vietnã e no Egito. No Brasil, o Ministério
do Meio Ambiente, por meio do Programa Piloto, decidiu
realizar o curso em uma das capitais amazônicas,
envolvendo instituições regionais.
Segundo a coordenadora do Programa Piloto, Nazaré
Soares, a iniciativa contribui para o fortalecimento
e consolidação das instituições
de ensino e pesquisa da região. O Programa
Piloto é, atualmente, em nível global,
o maior programa de cooperação internacional
voltado à temática ambiental. As experiências
são referências para a discussão
sobre o desenvolvimento sustentável na Amazônia
, destaca.
A proposta original foi enriquecida com as contribuições
de professores do Inpa, da Universidade Federal
do Amazonas e dos técnicos do Projeto de
Apoio ao Monitoramento e Análise (AMA). O
curso promoverá abordagem multidisciplinar
dos seguintes temas: sustentabilidade econômica
e política e potencialidades do mercado justo;
ciência, tecnologia e informação;
manejo de recursos naturais e cadeias produtivas;
questão indígena; questão urbana;
aspectos da cultura e da ecologia humana na Amazônia;
e aspectos sobre redes de participação
civil na perspectiva de sua inserção
em redes globais.
Os recursos para a realização da Academia
Amazônica são do Projeto AMA, com apoio
do Banco Mundial e da GTZ.
Fonte: Ministério do Meio
Ambiente (www.mma.gov.br)
Ascom