Panorama
 
 
 
 

DOCUMENTO INTERNO DO PENTÁGONO REVELA NOVA POLÍTICA NUCLEAR AGRESSIVA DOS EUA

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) - Brasil
Setembro de 2005

30/09/2005 - O Greenpeace lançou hoje a versão inicial de um documento interno ainda em discussão no Pentágono - “Doutrina para Operações Nucleares Conjuntas” (baixe a íntegra em inglês) - que revela como a nova política de armas nucleares do governo norte-americano está se tornando prática militar.
A nova doutrina mostra planejamentos militares antecipando que armas nucleares dos EUA podem ser usadas de forma preventiva e em crises muito menores do que o imaginado anteriormente, incluindo-as em conflitos considerados convencionais. O documento, que inclui comentários dos principais comandantes militares, apresenta a primeira declaração formal da política nuclear operacional dos EUA desde o início da administração Bush. O texto revela graves desentendimentos internos sobre a legalidade da nova postura dos EUA, especificamente o apoio ao uso de armas nucleares contra alvos cuja destruição por uma arma nuclear leve inevitavelmente a mortes em massa de civis. É esperada uma versão final do documento nos próximos meses.

O documento revela que:

- Há planos para o uso preventivo de armas nucleares contra países não-nucleares e que, segundo os EUA, pretendam fazer uso de armas químicas ou biológicas contra suas forças e aliados.


- É falsa a afirmação da administração Bush para o público de que o papel das armas nucleares está sendo enfraquecido.

- Armas nucleares podem ser usadas em crises menos intensas do que as consideradas anteriormente, incluindo conflitos convencionais.

- Está sendo desfeita a distinção entre forças tradicionais e armas nucleares, que estão sendo integradas ao armamento usual.

- O propósito principal de mísseis de defesa é proteger militarmente forças não-civis.

- Alguns comandantes acreditam que não existem as ameaças usadas como justificativas para a nova política nuclear.

- Existem divisões internas sobre a legalidade da nova doutrina nuclear.

Por um lado, o documento conclui que os Estados Unidos são legalmente livres para usar preventivamente as armas nucleares se desejarem. Entretanto, o texto revela um debate entre diferentes comandos sobre a legalidade de diversos tipos de alvos para armas nucleares.

“Esse documento arrepia qualquer um. Ele mostra que os cargos mais altos do Pentágono têm mudado sua maneira de pensar e agora vêem armas nucleares não mais como último recurso, e sim como armas comuns à disposição para qualquer conflito”, afirmou Guilherme Leonardi da campanha antinuclear do Greenpeace.

No Brasil, o Governo Federal mantém um Programa Nuclear com um lado militar e outro civil. Está na mesa do presidente Lula para aprovação um plano que custaria mais de R$ 30 bilhões até 2022 e prevê a construção da usina nuclear de Angra 3, assim como outras seis usinas de grande e pequeno porte. O novo programa sugere que a contribuição da energia nuclear na matriz energética brasileira passe dos atuais 1,5 a 2% para 5%, o que seria praticamente triplicar o volume de energia nuclear no País. Além de dar continuidade à construção de um submarino nuclear e de um projeto de enriquecimento de urânio.

O Greenpeace defende o fim da ameaça nuclear e um mundo livre de armas nucleares de destruição em massa. “O que está acontecendo nos Estados Unidos é prova de que a energia atômica pode ser utilizada com objetivos diferentes daqueles para os quais foi desenvolvida. Com a descoberta desse documento do Pentágono, fica evidente que o Programa Nuclear Brasileiro possibilita a tomada de decisões inaceitáveis e perigosas para toda a humanidade”, acrescentou Guilherme Leonardi. “Para garantir um futuro pacífico e sustentável é fundamental o compromisso de desarmamento da nação com o maior arsenal nuclear do planeta, os Estados Unidos”.

Fonte: Greenpeace-Brasil (www.greenpeace.org.br)
Assessoria de imprensa
Ilustração: Greenpeace

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.