Panorama
 
 
 
 

IBAMA E BOMBEIROS MANDAM REFORÇOS PARA COMBATER INCÊNDIO NO ACRE

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Setembro de 2005

(28/09/05) - Dois aviões partem de Brasília nesta quarta-feira (28/09), rumo ao Acre, levando 150 homens do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal e mais 20 especialistas em técnicas de combate ao fogo do Prevfogo, do Ibama. Eles viajam para ajudar a debelar o incêndio florestal no estado, cujo estopim, ao que tudo indica, parece ter sido aceso por agricultores. Alguns teriam ignorado portaria do Ibama e do Governo do Acre que proíbe a queima de roçados nesta época de seca, começando com fósforos o que continua com a decretação pelo governador do Estado de emergência em 12 cidades, morte de 30 crianças com problemas respiratórios, civis adultos queimados em hospitais, fechamento do aeroporto de Rio Branco etc.

A fumaça é um fantasma nas estradas, aonde bombeiros e brigadistas trafegam com pressa e cuidado ao encontro de labaredas que lembram, em extensão, as Muralhas da China. Os homens avançam por um cemitério a céu aberto de macacos, pacas, tatus, preguiças, cotias, jabutis. “Por mais que monitoremos e fiscalizemos os incêndios, tudo será inócuo se não mudarmos a cultura que vê na queima um benefício. Por isso, é vital incrementar o trabalho educativo das populações rurais, ensinando a elas outras possibilidades de tratarem a terra ou de se verem livre de roçados”, afirma o diretor do Prevfogo (Ibama), Heloíso Figueiredo.

Mesmo com o Acre ardendo, há gente que continua queimando roçados. A afronta é tamanha que policiais e fiscais sobrevoam a região em helicópteros, com duas missões: averiguar o quadro geral e prender quem insiste na queima ilegal. No Acre, o fogo se voltou contra os prováveis causadores. As chamas inicialmente atingiram áreas públicas, como a reserva extrativista Chico Mendes, mas invadiram propriedades particulares e estão matando, juntamente com plantações, pasto, bois, vacas e ovelhas, um pedaço importante da economia regional.

O monitoramento dos focos de calor é permanente, como o sol. Satélites fotografam campos, matas e florestas. Os dados são compartilhados pelo governo federal com administrações estaduais e municipais, com órgãos do Comitê Social de Combate a Incêndio nos estados e com os governos do Peru, Paraguai, Venezuela e também a Bolívia, que neste momento também sofre com incêndio florestal. Agentes Ambientais Voluntários e brigadistas, formados pelo Ibama, ensinam a comunidade a queimar com segurança.

O Governo Federal está mobilizado, ao lado do Governo do Acre e dos prefeitos dos municípios atingidos, determinado a controlar a situação. Entre outros, estão envolvidos na questão Ibama, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Casa Civil do Governo do Acre, Instituto Meteorológico do Acre, Secretarias de Saúde e Educação. Acrescente-se Ministério da Agricultura, Polícias Federal e Rodoviária Federal, Forças Armadas etc. A responsabilidade pelas soluções não exclui o setor privado, que pode ajudar de muitas formas, emprestando helicópteros, por exemplo.

O Inpe e o Laboratório Federal do Acre prevêem chuva brava só na segunda quinzena de outubro. Facilitado pelo efeito estufa e o aquecimento terrestre, o fogo se tornou uma ameaça maior nos trópicos, sobretudo nos meses de baixa umidade, e só morre para valer (até renascer) com chuva, muita.

Fonte: Ibama (www.ibama.gov.br)
Ascom (Rubens Amador)

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.