Panorama
 
 
 
 

IBAMA ENVIA AO ACRE EQUIPAMENTOS PARA COMBATER INCÊNDIO FLORESTAL

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Setembro de 2005

26/09/2005 - Para dar prosseguimento ao trabalho de controle do incêndio que há uma semana castiga áreas de preservação florestal no Acre, o Instituto Brasileiro do Meio-Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) enviou, na noite de ontem (25), mais uma tonelada de equipamentos que serão usados pela equipe de 100 homens do Corpo de Bombeiro local e pela Defesa Civil. A informação é do assessor especial da Diretoria de Proteção Ambiental do Ibama, Kleber Alves.

"Esse é o esforço que, no momento, estamos empreendendo, uma vez que há a disseminação de pequenos focos na reserva extrativista Chico Mendes, na região de Xapuri. Além disso, a população está enfrentando problemas respiratórios causados pela fumaça que paira sobre a região", disse ele. Na última semana, 12 municípios do Acre - entre eles Acrelândia, Xapuri e Brasiléia - decretaram estado de emergência por causa da fumaça das queimadas no Mato Grosso, Rondônia e Bolívia.

Alves também confirmou o envio, ainda hoje (26), de 20 especialistas em combate ao fogo em florestas do Ibama para reforçar o trabalho de coordenação nas frentes de fogo. "Além do helicóptero do Ibama, que já está operando há duas semanas, estamos colocando mais uma aeronave Pantera, do Exército, que é de grande porte e estava trabalhando para o Ibama na fiscalização de desmatamento em Porto Velho", afirmou. Ele explicou que esse avião será deslocado "para se somar ao esforço que está sendo empreendido no transporte de equipes para as frentes de fogo".

Segundo Alves, o incêndio está concentrado no Vale do Rio Acre, principalmente dentro da reserva Chico Mendes, mas ainda não é possível fazer uma estimativa da área queimada. Ele disse que há expectativa de melhoria das condições climáticas a partir de hoje, com a chegada das chuvas.

"Através do monitoramento de satélite que o Ibama realiza diariamente em todo o Brasil, em especial naquela região, registramos a existência de mais de 240 focos de calor". Ele esclareceu que muitos desses focos são áreas onde os incêndios já foram dominados, mas o solo ainda apresenta temperatura alta, o que é captado pelo sensor do satélite.

Para Alves, um "inédito fenômeno meteorológico", que pode estar ligado ao El Niño (esquentamento das águas do Oceano Pacífico com reflexos de longos períodos de seca e chuva na região Amazônica), pode ser a causa dos incêndios florestais na região. Na semana passada a umidade relativa do ar na região do incêndio no Acre foi de apenas 20%.

"Isso é uma umidade relativa do ar só verificada na região do Planalto Central, onde se tem uma altitude elevada, muitos ventos e uma região de cerrado com intensa insolação do solo. Na região de floresta, chegar a 20% de umidade relativa do ar é algo extremamente raro", afirmou. Segundo ele, o fenômeno já está sendo estudado.

Fonte: Agência Brasil – Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Benedito Mendonça

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.