Panorama
 
 
 
 

IBAMA FARÁ LANÇAMENTO DO DOCUMENTÁRIO EXPEDIÇÃO FLORIANO

Panorama Ambiental
Foz do Iguaçu (PR) – Brasil
Setembro de 2005

(29/09/05) - Descobertas biológicas, paraísos naturais, conscientização ambiental, aventura e a preocupante agressão da zona intangível do Parque Nacional do Iguaçu, são alguns pontos retratados pelo documentário Expedição Floriano, que terá lançamento nacional feito pelo Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) na primeira semana de outubro, em Foz do Iguaçu.

A estréia será na segunda-feira, 3, numa apresentação especial no Tropical das Cataratas para cerca de 400 participantes da Conferência Organização Mundial do Turismo (OMT) e convidados, que acontecerá de 3 a 6 de outubro, na Tríplice Fronteira. A segunda exibição será no cinema do Iguassu Boulevard, na quinta-feira, 6, e aberta ao público em geral.

O documentário é resultado do trabalho do diretor Beto Sporkens, que acompanhou a missão de pesquisa e fiscalização no coração do Parque Nacional do Iguaçu, em março de 2004. A produção leva o nome do rio, que tem maior parte do leito na área onde não é permitido qualquer tipo de intervenção humana.
Beto Sporkens condensou em 55 minutos os oito dias do grupo no Rio Floriano (a equipe era formada por sete pesquisadores, cinco policiais florestais, um fiscal do Ibama, três guias de rafting e o cineasta).

Além do trabalho científico, as imagens mostram momentos tensos na floresta. O grupo sofreu ataques de abelhas, conviveu com animais peçonhentos, encontrou e destruiu 26 acampamentos e várias armadilhas deixadas por caçadores. Os infratores fugiram do flagrante, porém deixaram as marcas: inúmeras ossadas e animais abatidos.
Jorge Pegoraro, chefe do parque, afirmou que “a intenção do documentário foi obter e registrar maiores informações didáticas sobre esses ambientes e seus potenciais de pesquisa. Os resultados foram positivos em se identificar a biodiversidade existente e protegida dentro do Parque Nacional do Iguaçu”.

Mas por outro lado, disse Pegoraro, “há o resultado negativo com a questão da ameaça que esta biodiversidade está sofrendo. Hoje, mudou a visão do Ibama a respeito da caça no interior da unidade, que até então era de subsistência e cultural e se tornou comercial, além de uma mudança drástica nas estratégias de proteção e pesquisa na unidade de conservação”.

O documentário também será lançado em São Paulo, Curitiba, Campinas, entre outros centros. Além das exibições, o documentário deve ser veiculado em emissora de televisão, nos circuitos aberto e fechado.

Fonte: Agência Brasil – Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Ascom/Parna do Iguaçu

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.