Panorama
 
 
 
 

IBAMA PROMOVE WORKSHOP DE PRIMATAS AMAZÔNICOS

Panorama Ambiental
João Pessoa (PB) - Brasil
Setembro de 2005

(27/09/05) - O Ibama por meio da sua Coordenação Geral de Fauna e do Centro de Proteção de Primatas Brasileiros está organizando o Workshop Primatas Amazônicos Ameaçados. O encontro acontecerá em Manaus, de amanhã (28) a sexta-feira (30) e visa acompanhar de forma mais efetiva a situação das espécies ameaçadas, bem como as ações desenvolvidas para conter o avanço do desmatamento.
Divulgação/Ibama
O evento terá a participação de pesquisadores das Universidades Federal do Pará e da Amazônia, do Museu Paraense Emílio Goeldi, da Fundação Oswaldo Cruz, do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia, do Centro de Primatologia do Rio de Janeiro, do Zoológico da Filadélfia (EUA), entre outras instituições. O Workshop servirá também para o Ibama definir a composição e a estrutura do Comitê para Conservação e Manejo dos Primatas Amazônicos.

Trata-se de um fórum permanente que pretende instituir para discussão e acompanhamento das ações de conservação das espécies, a exemplo dos comitês que já existem para os micos-leões e para os muriquis, espécies da Mata Atlântica ameaçadas de extinção.

Para o biólogo Marcelo Marcelino, Chefe do Centro Primatas, o workshop vai analisar a situação das espécies ameaçadas e avaliar as outras espécies amazônicas que podem vir a integrar a Lista Oficial da Fauna Ameaçada de Extinção. Os resultados do evento indicarão ao Ibama as principais diretrizes a serem adotadas, quais serão os planos de ação e como serão acompanhados pelos pesquisadores e demais interessados.


Consequências do desmatamento

O Brasil é o país com a maior diversidade de primatas do mundo. São 103 espécies e nada menos do que 70% delas estão na Amazônia. Na Lista Oficial da Fauna Ameaçada de Extinção, assim como na Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN), das 26 espécies de primatas brasileiros consideradas sob ameaça de extinção, 11 são espécies amazônicas. Embora a Amazônia não tenha sofrido ainda tanto quanto outros biomas brasileiros, como o Cerrado, a Caatinga e, principalmente, a Mata Atlântica, o desmatamento na região amazônica avança a passos largos. Somente entre os anos de 2003 e 2004 foram desmatados 26.130 km2, e para o período 2004 e 2005 a taxa de desmatamento pode ficar acima de 25.000 Km2.

Vários fatores têm contribuído para as taxas altíssimas de desmatamento, entre eles destacam-se o crescimento do rebanho bovino, a expansão da agricultura mecanizada, principalmente da soja e a grilagem de terras. As áreas críticas concentram-se no centro-norte do Mato Grosso e na região central de Rondônia avançando para o oeste do Pará e sudeste e sul do Estado do Amazonas, o que compõe o chamado arco do desmatamento. Nessa região, algumas espécies de primatas, como o cuxiú-preto, considerada uma espécie em perigo, já perderam mais de 30% de sua área de distribuição em pouco mais de três anos. Outra espécie, como o sauim-de-coleira ou sauim-de-duas-cores, cuja área de ocorrência natural coincide com o espaço urbano em crescimento da cidade Manaus, é considerada criticamente em perigo, em conseqüência da progressiva redução e isolamento de suas populações remanescentes.

São consideradas Espécies amazônicas ameaçadas: Guariba (Alouatta belzebul ululata);Macaco caiarara (Cebus kaapori);Sauim-de-coleira (Saguinus bicolor);Coatá (Ateles marginatus);Coatá (Ateles belzebuth);
Cuxiú-preto (Chiropotes satanas);Uacari-branco (Cacajao calvus calvus);Uacari (Cacajao calvus novaesi);Uacari-vermelho (Cacajao calvus rubicundus);Cuxiú-cinza (Chiropotes utahickae);Macaco-de-cheiro (Saimiri vanzolinii).

Fonte: Ibama (www.ibama.gov.br)
Ascom/CPB (Aldo Sérgio)
Foto: Divulgação/Ibama

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.