Panorama
 
 
 
 

MUDANÇAS CLIMÁTICAS PODEM SER UMA DAS CAUSAS DOS GRANDES INCÊNDIOS NO ACRE, SEGUNDO IBAMA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Setembro de 2005

Regiões que antes não sofriam com a seca agora passam semanas e até meses sem chuva. Essa pode ser uma das explicações, segundo o Instituto Brasileiro do Meio-Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), para os incêndios que devastam áreas florestais no Acre há uma semana.

"Precisa haver uma ampliação de todo o trabalho que temos feito nos últimos anos em relação à prevenção de queimadas, pois fenômenos meteorológicos que antes não ocorriam estão começando a acontecer, modificando o panorama que normalmente temos para a região", observa o assessor especial da Diretoria de Proteção Ambiental do Instituto Brasileiro do Meio-Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Kleber Alves.

Para Alves, essa seca prolongada na região é um fenômeno meteorológico que já está sendo estudado. É preciso, explica, identificar as causas e verificar se faz parte de algum ciclo de longo curso ou se é um fenômeno esporádico, que não vai se repetir nos próximos anos.

Ele diz que assim como o estado de Roraima conviveu com o fenômeno do El Niño e La Niña, que altera a seca e as chuvas na região, "podemos estar experimentando a introdução de um novo fenômeno na região".

As equipes do Ibama estavam preparadas para o que tradicionalmente acontece no estado do Acre, pequenas queimadas, chamados roçados, que nunca evoluíam para incêndios florestais de grande proporção. "Só que essa situação climática intensa, negativa, fez com que essas pequenas queimadas evoluíssem para incêndios florestais de grandes proporções e de difícil combate", diz Alves.

De acordo com Kleber Alves, a falta de infra-estrutura para o acesso rápido à região do incêndio (reserva estrativista Chico Mendes, na região de Xapuri) tem sido a responsável pela demora no combate ao incêndio. "Nós não temos estradas. Ali, é local de estrativismo. Não têm muitos ramais de acesso aos locais onde estão os focos de incêndio que estão exigindo logística de transporte comunicação e de acampamento para o pessoal que está no combate e estruturas muito grande", explica ele.

O assessor especial do Ibama explica que, apesar do trabalho para conter o fogo, "a extinção mesmo só será possível com a vinda das chuvas e o aumento da umidade relativa do ar na região de floresta, que, na semana passada, chegou à inacreditável marca de apenas 20%".

Essa umidade relativa do ar, conforme ensina Kleber Alves, só é verificada na região do Planalto Central, onde se tem uma altitude elevada, muitos ventos e uma região de cerrado com intensa insolação do solo. "Na região de floresta, chegar a 20% de umidade relativa do ar é algo extremamente raro".

Fonte: Agência Brasil – Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Benedito Mendonça

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.