Panorama
 
 
 
 

PREFEITURA DE MANAUS RESTRINGE COMPRA DE MADEIRA ILEGAL

Panorama Ambiental
Manaus (AM) – Brasil
Setembro de 2005

26/09/2005 - Em solenidade realizada nesta segunda, dia 26, o prefeito de Manaus, Serafim Correa (PSB-AM) editou decreto restringindo a compra de madeira ilegal nas licitações promovidas pelo município amazonense. A partir de hoje, todas as empresas e prestadores de serviço que participarem de licitações municipais em Manaus deverão apresentar ATPFs (Autorizações de Transporte de Produto Florestal) da madeira nativa, além de assinar documento com valor jurídico declarando a origem legal do produto florestal. A legislação é um importante passo na implementação do compromisso assumido com o programa Cidade Amiga da Amazônia, do Greenpeace, que prevê o consumo de madeira de origem legal e sustentável pelo poder público.

“A fiscalização na esfera municipal é um passo importante para controlar o comércio de madeira amazônica, além de fechar o mercado local para a madeira ilegal”, disse Rebeca Lerer, do Greenpeace. “Na prática, o decreto define uma nova instância de controle da origem legal da madeira em nível municipal, o que deve restringir o comércio do produto ilegal”.

A prefeitura de Manaus constituiu a Comissão Única de Acompanhamento de Obras, Serviços de Engenharia e Aquisições de Produtos Florestais como responsável pelo cumprimento do decreto. Por tratar-se de um novo procedimento administrativo, a prefeitura estabeleceu metas graduais para chegar aos 100% de madeira legal no prazo de um ano. O consumo de espécies madeireiras ameaçadas de extinção, como o mogno, fica proibido desde já. A adequação dos fornecedores aos termos do decreto será observada durante a fase de execução dos contratos e os licitantes que contrariarem a legislação ficarão proibidos de executar contratos com o poder municipal por até 3 anos.

“Manaus é a primeira cidade da Amazônia a aderir ao programa do Greenpeace. A prefeitura cumpriu os prazos estabelecidos no termo de compromisso assinado no dia 3 de junho e criou um grupo de trabalho interno que realmente estudou a questão das compras sustentáveis. Este processo deve servir de modelo para outras cidades brasileiras”, ressalta Rebeca.

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente de Manaus, a legislação municipal sobre compras públicas de madeira poderá ser melhorada à medida em que as leis federais sobre o tema sejam aprimoradas. “Vamos continuar trabalhando junto à prefeitura para que, em um futuro próximo, apenas madeira com origem sustentável seja aceita nas licitações”, completa Rebeca.

O Programa Cidade Amiga da Amazônia expõe as falhas do atual sistema de monitoramento e controle da madeira pelo Ibama e órgãos estaduais de meio ambiente, que não permite, por exemplo, a identificação precisa da origem da madeira pelos consumidores finais. Quinze municípios participam do programa Cidade Amiga da Amazônia, inclusive São Paulo, Campinas e Santos.

Fonte: Greenpeace Brasil (www.greenpeace.org.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.