Panorama
 
 
 
 

QUEIMA PRECISA DE AUTORIZAÇÃO DO IBAMA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Setembro de 2005

(28/09/05) - Queima controlada exige cuidados. O primeiro é requisitar aprovação do Ibama. Feito isto, a melhor hora de acender o fósforo é no final da tarde, após as 16h30, de preferência em época de alta umidade. A fogueira deve evoluir contra o vento. É imprescindível fazer o aceiro, que é a poda em torno da área a ser queimada, de modo a evitar que o fogo se alastre. O Ibama só libera queima controlada de roçados nos meses de maior umidade, menos vento. A combustão pode demorar mais, mas o risco de o fogo sair de controle é muito menor.

Se for feita pela manhã e sair de controle, a queima ganha fôlego no sol do meio-dia e pode se propagar perigosamente. Se o vento for forte, a situação de agrava. E, sem a interseção do aceiro, se espalhará pela mata seca.

Dois fatores principais provocam incêndios florestais. Ambos têm como agente o homem. Em primeiro lugar, a negligência: a queima mal planejada, o toco de cigarro, fogueira mal apagada. Em segundo, a ação criminosa de piromaníacos deliberados, gente que queima por prazer doentio, e os que o fazem sem intenção. Causas naturais (raios) vêm em último lugar e é fenômeno regional. O Parque Nacional da Serra da Canastra, em Minas Gerais, concentra 50% dos incêndios desencadeados por raios.

Satélites – Os relatórios do satélite são compartilhados com todos os órgãos que fazem parte dos Comitês de Combate a Incêndio nos estados e podem ser acessados por qualquer pessoa, a qualquer momento. Para isto, basta se cadastrar na página do Inpe www.dpi.inpe.br/proarco/bdqueimadas. Por causa do alcance das informações, elas são utilizadas também pelos governos do Peru, Paraguai, Venezuela, Bolívia.

Fonte: Ibama (www.ibama.gov.br)
Ascom (Rubens Amador)

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.