Panorama
 
 
 
 

RESPONSABILIDADE SOBRE INCÊNDIOS FLORESTAIS É COLETIVA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Setembro de 2005

(28/09/05) - A responsabilidade por combater incêndios em florestas é do Poder Público nos três níveis, além da sociedade civil e do setor privado. Todos os membros do Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama) estão envolvidos com questão. São eles: Ministérios do Meio Ambiente e da Agricultura, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, DNER, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Forças Armadas, Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes (Dnit) etc. No Acre, estão à frente das operações, nesse momento, Defesa Civil, Ibama, Corpo de Bombeiros; Casa Civil do governo do Acre, Instituto Meteorológico do Acre e Secretarias de Saúde e da Educação.

O Ibama tem responsabilidade exclusiva pelo enfrentamento de incêndios nas 181 Unidades de Conservação Federais (UC) e Áreas Protegidas – estações ecológicas, parques nacionais, reservas biológicas, florestas nacionais. Mesmo assim ajuda a debelar o fogo em áreas estaduais e municipais, inclusive privadas, quando solicitado pelas autoridades locais.

A população pode ajudar, denunciando incêndios criminosos ou avisando de queima. “É preciso ter claro, porém, que nem todo foco de calor é fogo. Terra arada, carvoaria, areia escaldante podem ser lidas como incêndio”, adverte o diretor do Prevfogo (Ibama), Heloíso Figueiredo.

Comitês – Concebidos para ajudar o Poder Público a vencer o fogo, os Comitês Estaduais de Controle de Queimadas, Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais estão instalados em vários estados. Eles reúnem instituições governamentais e não-governamentais e mobilizam recursos humanos, financeiros e materiais para a realização de ações integradas.

O órgão é colegiado, tem caráter consultivo e/ou deliberativo, e integra o Sistema Nacional de Meio Ambiente (SISNAMA), com a finalidade de, entre outras, de formular e coordenar políticas públicas e ações, fomentar parcerias entre a iniciativa privada e o Poder Público, buscar recursos financeiros e orçamentários e criar mecanismos de incentivo à participação da sociedade civil.

Fonte: Ibama (www.ibama.gov.br)
Ascom (Rubens Amador)

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.