Panorama
 
 
 
 

SEMINÁRIO DIAGNOSTICA RECURSOS HÍDRICOS DO ESTADO

Panorama Ambiental
Campo Grande (MS) - Brasil
Setembro de 2005

26/09/2005 – Começou agora pouco, no auditório do Sest/Senat, o Seminário Regional da Comissão Executiva da Região Hidrográfica do Paraguai. O secretário nacional de recursos hídricos, João Bosco Senra, apresentou o projeto de elaboração do Plano Nacional de Recursos Hídricos. Logo em seguida, o coordenador do Projeto Gef Pantanal/Alto Paraguai, Humberto Cardoso, apresentou as diretrizes do programa. No período da tarde serão montados grupos de trabalho, com todos os participantes, para a elaboração de propostas que serão encaminhadas a Secretaria Nacional de Recursos Hídricos.

O Plano Nacional de Recursos Hídricos, que deverá ser elaborado a partir de dados, informações, levantamentos e estudos já disponíveis, está em fase de elaboração através de um processo técnico, social e político de discussão e negociações que envolvem as diferentes instituições, os segmentos e atores sociais brasileiros. Sua criação está a cargo da Secretaria Nacional de Recursos Hídricos do Ministério do Meio Ambiente, com participação do CNRH - Conselho Nacional de Recursos Hídricos, com apoio da Ana(Agência Nacional de Águas). E tem como objetivos orientar as decisões de governo e das instituições que compõem o Sistema Nacional de Gerenciamento dos Recursos Hídricos; propor a implementação de programas nacionais e regionais e promover a harmonização e adequação de políticas públicas para buscar o equilíbrio entre a oferta e a demanda de água, de forma a assegurar as disponibilidades hídricas em quantidade e qualidade para o uso racional e sustentável.

Técnicos do Ministério do Meio Ambiente, do Ibama (Instituto do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis) e da Sema (Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos), usuários de água e representantes de organizações não-governamentais participam do seminário que termina amanhã.
Já foram realizados os seminários das regiões Amazônica (em Manaus), Nordeste Ocidental (em São Luís) e Uruguai (em Chapecó-SC) e hoje está acontecendo simultaneamente em Salvador e Campo Grande. Ao todos, serão doze os seminários regionais, com discussões realizadas, propositalmente, em cada uma das 12 regiões hidrográficas do país.

Em Mato Grosso do Sul a articulação está a cargo do gerente de Recursos Hídricos da Sema, Walderi Dias. O Brasil deverá ser o primeiro país das Américas a aprovar o Plano Nacional de Recursos Hídricos, cumprindo o prazo das Nações Unidas e da Cúpula de Joanesburgo.

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul (www.sema.ms.gov.br)
Assessoria de imprensa (Sohane Gomide)

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.