Panorama
 
 
 
 

SEMINÁRIO MOSTRA AS VANTAGENS DO BIODIESEL DE DENDÊ

Panorama Ambiental
Brasília (DF) - Brasil
Setembro de 2005

26/09/2005 - Com o objetivo de capacitar técnicos e lideranças comunitárias que irão atuar nos projetos de dendê para produção de biodiesel no estado do Amazonas, será realizado de 26 a 30 de setembro, no Auditório Caiaué, na Embrapa Amazônia Ocidental (Manaus - AM), unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), o seminário “A Cultura do Dendê no Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel”, com representantes de todos os segmentos envolvidos com a atividade.

O uso do biodiesel já é uma realidade no Brasil e conforme o programa assinado pelo presidente Lula, em dezembro de 2004, será permitido o uso do combustível renovável na matriz energética brasileira a partir deste ano. Além de ser menos poluente e aumentar a vida útil dos motores, o biodiesel tem um caráter social. O objetivo do governo é incentivar a fixação do homem no campo.

Essa determinação tem despertado o interesse de vários produtores rurais. Mas, como se trata de um projeto complexo, o Ministério da Integração Nacional e a Embrapa estão promovendo seminários em todos os estados da região Norte para esclarecer os interessados.

Em Manaus, participarão das discussões representantes da Embrapa, Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), Banco da Amazônia, Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia, Secretaria de Produção Rural (Sepror), Sebrae, Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), e o Instituto Militar de Engenharia (IME). O evento é uma parceria entre a Embrapa Amazônia Ocidental, Ministério da Integração Nacional e a Embrapa Transferência de Tecnologia (Brasília/DF), através do Escritório de Negócios da Amazônia (ENA).

Durante o seminário, a Suframa apresentará o projeto que está elaborando para produção de dendezeiros por pequenos produtores no Distrito Agropecuário de Manaus. A Sepror vai expor o projeto para pequenos produtores que será implementado no Alto Solimões e também a Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia apresentará as perspectivas para a produção de biodiesel no Estado do Amazonas.

O IME fará a apresentação dos projetos de biodiesel em desenvolvimento e discutirá a inserção da cultura do dendezeiro no Programa Nacional e Uso do Biodiesel. Na quinta-feira, será realizada uma visita no Campo Experimental da Embrapa no Rio Urubu, em Rio Preto da Eva (AM), onde será instalada uma usina para produção de biodiesel de dendê. Nesse campo, existe atualmente uma usina de extração de óleo de dendê em funcionamento com capacidade para processamento de 3 toneladas de cacho/hora e a plantação de 420 hectares de dendezeiros.

Amazonas terá usina de biodiesel de dendê

A nova planta, que será montada em outubro de 2005, vai promover a produção de biodiesel por transesterificação, que é a reação de álcool etílico com o óleo de dendê. O produto que se obtém é um biocombustível com características semelhantes a do diesel de petróleo. Óleos vegetais como o de dendê, soja e pinhão manso já foram testados pelo IME e apresentaram bons resultados.

A usina terá capacidade de processar até 1000 litros de combustível/dia. De imediato, o biodiesel vai fazer funcionar a usina de extração de óleo de dendê, os laboratórios, a eletrificação da vila de empregados e a comunidade de São Francisco Mainá, na zona rural de Manaus.

As vantagens do biodiesel

Os ensaios realizados com óleo de dendê, segundo as normas da Agência Nacional de Petróleo (ANP), mostram que o combustível de óleo vegetal (biomassa), tem um poder de poluição muito abaixo daqueles apresentados pelo diesel de petróleo, além de ter um índice de cetano bem acima do mínimo exigido por ela.

Comparado ao óleo diesel derivado de petróleo, o biodiesel pode reduzir em 78% as emissões líquidas de gás carbônico, considerando a reabsorção pelas plantas. Além disso, reduz em 90% as emissões de fumaça e praticamente elimina as emissões de dióxido de enxofre.

Fonte: Embrapa (www.embrapa.gov.br)
Assessoria de imprensa (Maria José Tupinambá)

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.