Panorama
 
 
 
 

UNIDADE DE CONSERVAÇÃO ATRAI TURISTAS E TAMBÉM O INTERESSE DE PESQUISADORES

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) - Brasil
Setembro de 2005

27/09/2005 - No último domingo (25/09), cerca de 50 moradores no Bairro Abaitinga, em São Miguel Arcanjo, fizeram uma caminhada de sete quilômetros até o Rio Taquaral e depois participaram de um almoço típico na sede do Parque Estadual Carlos Botelho. Essa foi uma programação patrocinada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - SENAR e pela Federação da Agricultura do Estado de São Paulo - FAESP, com o objetivo de estabelecer práticas saudáveis na rotina dos que atuam no setor agrícola, como forma de exercer sua cidadania.

PE Carlos Botelho
O parque inclui diversas atividades voltadas para a comunidade ou realizadas em parceria com instituições, mantendo sempre uma interface com a questão ambiental. Um exemplo disso foi a Semana do Excepcional, realizada em São Miguel Arcanjo, no período de 22 a 28 de agosto, quando um grupo de alunos da APAE de Ribeirão Grande estiveram na unidade de conservação.

A programação no parque incluiu palestras, apresentações musicais e dinâmicas de grupo, envolvendo alunos e funcionários.
PE Carlos Botelho
Outra atividade recente foi em comemoração ao Dia da Árvore, nos dias 20 e 21 de setembro, quando monitores e voluntários do parque realizaram atividades dirigidas às crianças, entre as quais os estudantes das escolas municipais de São Miguel Arcanjo. O programa começou com a exibição do vídeo “Por dentro da Mata Atlântica” e prosseguiu com uma visita ao viveiro, onde os alunos conheceram toda a rotina de produção de espécies nativas da Mata Atlântica. Depois percorreram a Trilha da Represa, acompanhados de monitores que durante o percurso aproveitaram para falar sobre a importância das árvores encontradas no caminho para a manutenção do equilíbrio ecológico.
PE Carlos Botelho
Para realizar essas atividades, o Parque Estadual Carlos Botelho conta com o Programa de Desenvolvimento do Turismo Receptivo, que está sendo desenvolvido em São Miguel Arcanjo com o apoio do SEBRAE e da prefeitura local. Uma das propostas do programa é um informativo mensal, que trará todos os eventos e atividades ocorridos no município e região, com destaque para as atividades ambientais.

Outra parceria que vai melhorar as condições do parque na recepção de visitantes, visa a recuperação das erosões de borda e dos desmoronamentos de encostas. As obras já estão sendo orçadas, devendo ser iniciadas ainda este ano. A obra permitirá a continuidade da implantação da estrada-parque, dentro do projeto de Ecoturismo na Mata Atlântica.
Paralelamente às atividades voltadas para os visitantes, o Parque Estadual Carlos Botelho mantém projetos de pesquisas científicas tradicionais desenvolvendo atualmente cerca de 120 novos estudos que fazem parte “Projeto Biota”, que reúne pesquisadores de diversas instituições, entre as quais o Instituto Florestal, Instituto de Botânica, Escola Superior de Agronomia Luiz de Queiróz - ESALQ e Universidade Estadual de Campinas - Unicamp.

Para garantir esta unidade de lazer e pesquisa, a Secretaria do Estado do Meio Ambiente mantém um programa de fiscalização, que conta com o corpo de vigias do Parque Estadual Carlos Botelho e com os pelotões da Polícia Ambiental de Sorocaba, Itapetininga e Registro.

Fonte: Secretaria Estadual do Meio Ambiente de São Paulo (www.ambiente.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa (José Luiz Camargo Mais e Eli Serenza)
Foto: PE Carlos Botelho

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.