Panorama
 
 
 
 

GESTÃO AMBIENTAL COMPARTILHADA PROMOVERÁ REVITALIZAÇÃO DO PRO-MAR-DE-DENTRO

Panorama Ambiental
Porto Alegre (RS) – Brasil
Outubro de 2005

06/10/2005 - O secretário estadual do Meio Ambiente, Mauro Sparta, abriu na noite da quinta-feira (06), em São Lourenço do Sul, o Seminário do Programa Pró-Mar-de-Dentro, que segue nesta sexta-feira (07), com o tema “Gestão Ambiental Compartilhada para o Desenvolvimento”. O evento acontece no Hotel das Figueiras, promovido pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) e Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), com apoio da prefeitura de São Lourenço.

As ações do programa abrangem 50 municípios da Metade Sul do Estado. “Este é um programa que deve ser perene e estamos buscando motivar a região porque a reversão dos problemas ambientais passa pela sociedade, ou seja, não há governo municipal , estadual ou federal que consiga resultados sozinho”, ressaltou Sparta. Ele alertou que a degradação da Laguna dos Patos não é provocada e sentida somente por quem está às suas margens. “O momento é de reflexão e o mais importante é que tenhamos conclusões”, falou o secretário do Meio Ambiente.

A coordenadora do Pró-Mar-de-Dentro, Maria Elisabete Ferreira, afirmou que o seminário é um marco para a revitalização do programa. “Somente com boas parcerias e uma gestão ambiental compartilhada criaremos as condições para o desenvolvimento da região”, destacou. Ela contou que os técnicos da Agência de Cooperação Internacional Japonesa (JICA), que estiveram na região entre 1998 e 2000 para a realização do Estudo de Gerenciamento Ambiental da Bacia Hidrográfica das Lagoas dos Patos e Mirim, falaram que com uma laguna destas naquele país eles conseguiriam produzir alimentos para o Brasil inteiro.

O prefeito de São Lourenço em exercício, Daniel Raupp, destacou o tema do Seminário, afirmando que o caminho é compartilhar as responsabilidades.

Também fizeram parte da mesa da solenidade, o presidente da Fepam, Claudio Dilda; o vice-presidente da Câmara, Cadinho Freitas; o Promotor de Justiça, Adoniran Lemos Almeida Filho; e o presidente da Associação dos Municípios da Zona Sul e prefeito de Piratini, Francisco de Assis Luçardo, representando o presidente da Famurs.

Foram assinados o Protocolo de Intenções do Projeto de Revitalização do Pró-Mar-de-Dentro entre a Sema, o Fundo Estadual de Recursos Hídricos, a Fundação Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e Fundação de Apoio à Universidade do Rio Grande (FAURG) e o Protocolo de Cooperação Técnica para Educação Ambiental entre a Sema e a Fepam.

Na sexta-feira, pela manhã, o evento contará com a presença do vice-governador do Estado, Antonio Hohlfeldt. Além dos painéis, o Seminário terá grupos de discussões sobre educação ambiental, gestão local do meio ambiente e formação de Comitês de Bacias. A programação está prevista para encerrar às 17h30min.

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Rio Grande do Sul (www.sema.rs.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.