Panorama
 
 
 
 

PESQUISADORA DEFENDE INCLUSÃO DE HISTÓRIAS DAS ETNIAS NO ENSINO OFICIAL

Panorama Ambiental
Rio de Janeiro (RJ) – Brasil
Outubro de 2005

06/10/2005 - É fundamental introduzir no ensino oficial a presença das etnias que representam a diversidade brasileira, defendeu a professora e pesquisadora Azoilda Loretto, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Ela também é professora do ensino fundamental e superior, e participou hoje (6) da 3ª Conferência da Association for The Study of World African Diaspora (Aswad), no Rio.

"A história e a cultura tanto dos negros como dos índios, por exemplo, que também contribuíram muito para a construção do Brasil, precisam fazer parte do currículo escolar", afirmou a pesquisadora. Para ela, um dos grandes desafios da escola é abordar e incorporar a multiplicidade do povo brasileiro.

Ela citou a lei 10639/2003, que torna obrigatório o ensino da História da África e dos negros no Brasil, como uma iniciativa importante neste sentido, mas destacou também o papel da sociedade: "A lei é um suporte fundamental, mas o sucesso desse processo depende, ainda, de um investimento político e da atenção de toda a sociedade para que as ações sejam, de fato, implementadas".

A pesquisadora Maria Batista Lima, da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro, também disse acreditar que essa lei "é um importante passo para a valorização da população negra". E lembrou que já havia iniciativas isoladas em alguns estados brasileiros, mas que não obtiveram muito sucesso. "A necessidade dessa inclusão é indiscutível, porque temos que resgatar para o registro oficial do nosso país a atuação de povos que historicamente têm sido negados ou inferiorizados", afirmou.

Maria Batista Lima destacou ainda a importância das ações desenvolvidas pelas secretarias estaduais e municipais de Educação: "Se elas não perceberem a relevância desse assunto, os livros e as cartilhas ficarão nas estantes sem que ninguém leia ou discuta a realidade a partir desse material".

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Thais Leitão

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.