Panorama
 
 
 
 

SIMULAÇÃO DE ACIDENTE COMPROVA RISCO DAS USINAS EM ANGRA

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) - Brasil
Outubro de 2005

06/10/2005 - A Eletronuclear fez hoje uma simulação de evacuação das usinas de Angra 1 e 2, em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro.

A empresa estatal responsável pelas usinas é obrigada a realizar o exercício periodicamente, tendo como objetivo preparar os funcionários e os moradores da região para um possível acidente em um dos reatores.

Iniciada às 8h, a atividade teve a participação de 600 policiais militares, bombeiros, integrantes do exército, da marinha e da aeronáutica. Segundo a Eletronuclear, foram removidos moradores em um raio de cinco quilômetros em torno das usinas.
“O simples fato de ser necessário um exercício de evacuação só vem reforçar que a energia nuclear é perigosa, e usá-la significa expor a população a riscos desnecessários. Além disso, é uma fonte energética suja, cara e ultrapassada”, disse Guilherme Leonardi, coordenador da campanha antinuclear do Greenpeace.
Para simular um deslizamento de terra, a Sape (Sociedade Angrense de Proteção Ecológica) impediu o tráfego em uma das pistas da BR-101 (Rio-Santos) na ponte sobre o Rio Jurumim, onde foram descarregados 8 m3 de pedras. “A intenção foi demonstrar que o plano de emergência é ineficaz e não oferece segurança nenhuma caso seja necessária a evacuação”, afirmou Ivan Neves, diretor da Sape. “Existem diversos acidentes que poderiam impedir a fuga da população pelo único meio possível, a BR-101, deixando a população exposta a sérios riscos”, acrescentou. Para a remoção das pedras que simulavam um acidente natural foram necessárias mais de duas horas e meia.

A cidade de Angra dos Reis já tem duas usinas nucleares e o governo federal quer construir a terceira, retomando o Plano Nuclear Brasileiro. O investimento estimado para a construção de Angra 3 é de bilhões de dólares, e a retomada de todo o Plano custaria mais de R$ 30 bilhões até 2022, o que também incluiria a instalação de mais seis usinas de grande e pequeno porte.

Fonte: Greenpeace-Brasil (www.greenpeace.org.br)
Assessoria de imprensa
Fotos: Greenpeace

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.