Panorama
 
 
 
 

EDUCAÇÃO INDÍGENA E QUESTÕES FUNDIÁRIAS MARCAM DISCUSSÕES DA CONFERÊNCIA DE MT

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Outubro de 2005

14/10/2005 - A educação escolar indígena e a questão fundiária aqueceram as discussões dos dias 12 e 13 de outubro na Conferência Regional dos Povos Indígenas do Mato Grosso, onde representantes de 32 etnias discutem os novos rumos da política indigenista nacional até domingo.

Durante sua palestra, a mestre em educação Chiquinha Paresi disse que não adianta os professores se formarem, se ainda há carência de estrutura nas escolas das aldeias. “A primeira turma de professores da Universidade Estadual do Mato Grosso conclui o terceiro grau indígena em janeiro de 2006, mas as escolas não estão em boas condições”, disse. Para mudar o quadro, Chiquinha Paresi sugeriu que os grupos de trabalho formados durante a conferência discutissem um sistema de educação para os indígenas.

Já o diretor da Divisão Fundiária da Funai, Arthur Nobre Mendes, falou que cerca de 90% dos territórios indígenas do Mato Grosso está regularizado, mas que a instituição ainda enfrenta problemas em relação às terras dos povos Bororo, Chiquitano e Guató. Segundo ele, o importante agora é que os representantes indígenas do Estado elaborem uma proposta de política fundiária.

Além das palestras e das discussões em grupos, a conferência é um espaço para as manifestações culturais, com apresentações de danças e cantos de diversos povos. O esporte também teve seu lugar: os índios organizaram um campeonato de futebol de salão, com vitória da equipe de Juína. Na manhã de hoje, os três primeiros colocados receberam troféus.

A programação da Conferência Regional dos Povos Indígenas do Mato Grosso encerra no domingo. Amanhã (sexta-feira), os representantes das etnias discutirão o atendimento à saúde.

Fonte: Funai – Fundação Nacional do Índio (www.funai.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.