Panorama
 
 
 
 

HOMENAGEM AO SERTANISTA APOENA MEIRELES ABRE CONFERÊNCIA EM CUIABÁ

Panorama Ambiental
Brasília (DF) - Brasil
Outubro de 2005

10/10/2005 - A Conferência Regional dos Povos Indígenas do Mato Grosso foi inaugurada com uma homenagem ao sertanista Apoena Meireles, cuja morte completa um ano nesta segunda-feira (10). O evento reúne representantes de 30 etnias, que discutirão, durante toda a semana, a criação do Conselho Nacional de Política Indigenista, a revisão do Estatuto do Índio e as políticas públicas para suas comunidades.

Funai
Essa é a quinta conferência regional organizada pela Funai. O encontro, desta vez sediado em Cuiabá, cumpre o acordo firmado na Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que prevê a consulta aos povos indígenas sobre políticas públicas implementadas especificamente para eles. As lideranças Yawalapiti Aritana Piracumam e Maria Hilda Tipjusi Irantcé representaram os índios na solenidade de abertura, destacando a realidade de suas comunidades e o que precisa ser feito para a melhoria de sua qualidade de vida.

O sertanista Cláudio Romero representou o presidente da Funai, Mércio Pereira Gomes, e disse que os não-índios têm muito a aprender com os indígenas. Romero aposta que as discussões desta semana contribuirão para o enriquecimento dos debates na Conferência Nacional, a ser realizada em abril de 2006, em Brasília.

Apoena


José Apoena Soares de Meirelles conviveu com índios desde os quatro anos de idade, acompanhando o pai, Francisco Meirelles, no contato com os índios isolados da floresta. Nessa época, desenvolveu a vocação que o consagrou como um dos maiores sertanistas do país. Desde os 20 anos, Apoena era sertanista de destaque da Funai. Para ele “o índio é um ser dotado das mesmas capacidades de desenvolvimento dos não índios”.

Apoena Meirelles foi assassinado em outubro de 2004, aos 55 anos, depois de ser vítima de um assalto em uma agência do Banco do Brasil de Porto Velho, Rondônia. Em sua última missão, o sertanista coordenava a força-tarefa criada para impedir a entrada de garimpeiros na terra dos Cinta-Larga e na área de mineração de diamantes da Reserva Roosevelt.

Fonte: Funai – Fundação Nacional do Índio (www.funai.gov.br)
Assessoria de imprensa
Foto: Funai

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.