Panorama
 
 
 
 

IBAMA APREENDE TRATORES NA FLONA DO JAMARI

Panorama Ambiental
Porto Velho (RO) – Brasil
Outubro de 2005

(14/10/05) - Fiscais do Ibama apreenderam três tratores dentro da Floresta Nacional do Jamari, localizada nos municípios de Itapuã do Oeste e Cujubim em Rondônia, numa operação iniciada esta semana. Além do maquinário, sete pessoas foram presas em flagrante e conduzidas para a Polícia Federal.

A fiscalização, que contou com o apoio do Batalhão da Polícia Ambiental, também apreendeu duas motos, duas moto-serras e outros equipamentos.Os tratores estavam sendo usados em extração ilegal de madeira no momento em que foram flagrados. Um deles estava abrindo uma estrada para facilitar a entrada de invasores, que tentam lotear a Unidade de Conservação.

A extração ilegal de madeira na Floresta Nacional do Jamari é um problema enfrentado há alguns anos pelo Ibama. A pressão é maior no município de Cujubim, onde existem várias serrarias e a demanda por madeira é grande.

Além do furto de madeira, há um movimento de grileiros de terra e posseiros para o loteamento da unidade. Com muita insistência, esses infratores tentam formar duas linhas com cerca de cinqüenta quilômetros cada, dentro da Floresta Nacional. Apesar do Ibama já ter feito varias reuniões em Cujubim para discutir o assunto com a presença do Incra e de autoridades locais, a pressão continua, e incautos acabam comprando lotes dentro da área da Unidade.

Uso Sustentável – A Floresta Nacional do Jamari foi criada em 1984 pelo presidente João Figueiredo, com o objetivo de conservar os recursos naturais e promover o uso sustentável dos produtos florestais encontrados nela. Com o seu Plano de Manejo aprovado em setembro deste ano, a unidade se prepara para iniciar o manejo florestal de madeira e outros produtos, como o açaí, a castanha, a copaíba e produtos para artesanato.

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.