Panorama
 
 
 
 

AGU E IBAMA ENTRAM NO SUPREMO CONTRA DECISÕES QUE IMPEDEM OBRAS DO PROJETO DO RIO SÃO FRANCISCO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Outubro de 2005

17/10/2005 - O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e a Advocacia-Geral da União (AGU) protocolaram hoje (17), no Supremo Tribunal Federal (STF), duas reclamações contra decisões de primeira e segunda instâncias que impedem as obras do Projeto de Integração da Bacia do São Francisco às Bacias do Nordeste Setentrional.

O Ibama e a AGU alegam que "a competência para julgar as ações é do STF porque envolvem conflitos entre a União e os estados, com potencialidade lesiva ao pacto federativo", diz nota da Advocacia da União. Além disso, argumentam que "a competência do STF para examinar a questão já foi firmada pelo próprio tribunal no julgamento da Reclamação 3.074/MG, na qual questões como essa não podem ser julgadas pelas instâncias ordinárias, sujeitas a pressões e interesses locais", ressalta o texto.

A primeira ação é de autoria do Ministério Público. O juízo de primeira instância concedeu a liminar para interromper as obras, determinando a remessa dos autos ao STF, em razão da Reclamação 3074/MG, segundo o qual a competência para julgar a questão é da Suprema Corte. O Ministério Público Federal recorreu ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região e a desembargadora Isabel Galotti, embora tenha determinado a remessa dos autos principais ao STF, decidiu manter as obras paralisadas até a decisão do relator na Corte Suprema.

A segunda ação foi proposta pelo Ministério Público Federal, Ministério Público Estadual e várias entidades ambientais. A 14ª. Vara da Justiça Federal da Bahia concedeu liminar para interromper as obras. A ação cita diversas irregularidades na concessão da licença prévia emitida pelo Ibama e a suspende até que as falhas sejam corrigidas. Com informações da AGU.

 
 
Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Alessandra Bastos
 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.