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ANTÁRTIDA: MAJOR MADUREIRA, FAZ A ROTA DA ANTÁRTIDA HÁ QUATRO ANOS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Outubro de 2005

Os aviões “Hércules”, com média de idade de 20 a 40 anos, transportam, além de carga, pesquisadores, autoridades e convidados ao pólo sul. O vôo sai do aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, e segue, primeiro, para Pelotas, no Rio Grande do Sul. No município gaúcho, os tripulantes e passageiros recebem roupas especiais para suportar o frio glacial do continente. A travessia até a base chilena “Eduardo Frei”, na península antártica, é feita no dia seguinte. Claro, se o tempo permitir. Os vôos só são autorizados após a abertura calculada de uma “janela” meteorológica. Ou seja: quando as nuvens carregadas da região abrem uma brecha para o C-130 passar. Uma vez em solo antártico, os passageiros só chegam à Estação Ferraz de helicóptero.
Ana Nascimento/Abr
Ana Nascimento/Abr
A presença da FAB no continente antártico é mais antiga que a instalação da estação brasileira. Um anos antes, em 1983, foi realizado o primeiro vôo de C-130 para a região. Uma das tarefas era, justamente, a de encontrar um ponto ideal para a Comandante Ferraz. Desde então, as tripulações são treinadas graças a um convênio firmado com a Força Aérea Chilena. Os brasileiros passam uma semana acampados em montanhas da Cordilheira dos Andes. Lá, aprendem técnicas de sobrevivência em baixíssimas temperaturas. O treinamento inclui modos de deslocamento na neve e construção de abrigos e iglus, como os utilizados por esquimós no Círculo Polar Ártico. “O iglu não é quente, mas conserva a temperatura do corpo estável, o que significa ter uma sobrevida durante uma emergência”, explica o major Madureira. Na Antártica, é bom lembrar, não há população humana nativa. Só animais e plantas. As missões aéreas na Antártica, sobretudo as de pouso e decolagem, são arriscadas. Os ventos podem chegar a 100 quilômetros por hora, e as tempestades de neve ocorrem sem avisar. Durante o inverno, os pilotos usam um programa de computador _ rodado em um laptop instalado na cabine _ para calcular os lançamentos das caixas de suprimento na Estação Comandante Ferraz. É uma manobra complicada, por conta da geografia local: a estação fica na entrada de uma baía cercada de morros. O C-130 tem que entrar a baixa velocidade, lançar a carga, fazer uma curva de 180 graus e retornar para o ponto de origem. Se o carregamento cair no mar, não há salvação. A temperatura da água impossibilita qualquer tentativa de resgate. “Nunca caiu nada no mar”, orgulha-se Madureira. “Nosso erro máximo, até hoje, foi jogar a carga a 50 metros do ponto combinado”.
 
 
Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Leandro Fortes
Fotos: Ana Nascimento/Abr.
 
 
 
 
 
 

 

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