Panorama
 
 
 
 

CEARÁ REALIZA II CONFERÊNCIA ESTADUAL DO MEIO AMBIENTE

Panorama Ambiental
Fortaleza (CE) – Brasil
Outubro de 2005

(21/10/05) - A Gerência Executiva do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) no Ceará realizará, nos próximos dias 4, 5 e 6 de novembro, a II Conferência Estadual do Meio Ambiente. O evento, que acontecerá no SESI da Barra do Ceará, em Fortaleza, terá como tema central “Política Ambiental Integrada e Uso Sustentável dos Recursos Naturais”. Será preparatório para a II Conferência Nacional, em Brasília, no período de 10 a 13 de dezembro deste ano. A expectativa dos organizadores da Conferência Estadual é de reunir mais de mil participantes.

O encontro estadual está sendo precedido de conferências regionais. Nesta etapa, de 21 a 27 de outubro estão sendo discutidos os problemas locais, com vistas à formulação da política nacional de meio ambiente. No Ceará ocorrem as conferências regionais no Crato, Acarape, Sobral, Limoeiro do Norte, Beberibe, Maracanaú, Quixadá e Fortaleza. Para garantir a representatividade dos diversos segmentos sociais, as conferências regionais foram setorizadas: comunidade científica, povos indígenas, comunidades tradicionais, quilombolas, ongs ambientalistas, movimentos sociais e sindicatos e o setor empresarial.

A realização de conferências nas instâncias estaduais e federal, com a participação e o controle social, ganha relevância por contribuir no processo de mobilização e sensibilização da sociedade e do governo para a construção de políticas ambientais. A II Conferência Nacional deve consolidar uma prática de diálogo construída a partir da base social, potencializando os seus participantes para exigirem a sua permanência e continuidade. Ela pode e deve fortalecer a sociedade civil, para o controle social, construindo mecanismos mais efetivos, permanentes e continuados, de prestação de contas, de informações, de debates, de tomadas de decisão e estabelecimentos de compromissos entre governo e sociedade.

Temas atuais

Durante as conferências regionais, estaduais e a federal serão discutidos os desafios para a sustentabilidade do Brasil. Constam da pauta os desafios planetários, como as mudanças climáticas, a extinção da biodiversidade, a desertificação e o comprometimento da qualidade das águas, dos solos e da atmosfera. As conferências iniciam as discussões, com o princípio básico de que o diálogo é o principal instrumento coletivo que se tem para enfrentar os grandes problemas.

O processo cearense de organização da II Conferência Nacional do Meio Ambiente foi iniciado com a criação da comissão organizadora, de participação aberta a toda sociedade, e da instalação da Comissão Executiva, de constituição paritária entre representantes do governo e da sociedade civil organizada, constituída por 24 instituições. Além disto, foi criada uma Secretaria Executiva e três comissões: Metodologia, Infra-estrutura e Mobilização e Comunicação, de modo a garantir a participação do maior número possível de representantes da sociedade civil.

 
 
Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom (Airton De Grande)
 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.