Panorama
 
 
 
 

COMUNIDADE DOURADENSE DEBATE COMITÊ DA BACIA DO DOURADO

Panorama Ambiental
Campo Grande (MS) – Brasil
Outubro de 2005

20/10/2005 - Chegou a vez da comunidade douradense discutir o destino do rio que empresta nome ao município. Na Câmara Municipal de Dourados, acontece a terceira reunião para criação do Comitê Gestor da Bacia do Rio Dourado, o órgão que vai decidir quais ações devem ser implementadas para proteger o rio, quem pode utilizar suas águas, se deve ser cobrada outorga, enfim, reger e cuidar para que o Dourado tenha água de qualidade e em abundância para sempre.

Preside a reunião o secretário estadual de Meio Ambiente, José Elias Moreira. Estarão presentes também o prefeito Laerte Tetila, deputados estaduais da região, representantes do Ministério Público, de organizações não governamentais, usuários da água do rio, membros da comunidade científica local e de outros segmentos organizados da sociedade. Foram convidados ainda os prefeitos e secretários municipais de meio ambiente dos outros 10 municípios banhados pelo rio Dourado.

A primeira reunião para mobilizar a sociedade em prol da criação do Comitê aconteceu no dia 19 de agosto, em Ponta Porã, tendo sido definido um grupo para dar andamento aos trabalhos, liderado pelo gerente de Recursos Hídricos da Sema, Walderi Dias. No dia 16 de setembro foi a vez de Caarapó debater o tema, em encontro na Câmara Municipal do qual participaram o prefeito Mateus Farias, deputados estaduais Bela Barros e Humberto Teixeira (PDT), prefeito de Laguna Carapã, Luis Brandão, reitor da Uems (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), Luiz Antonio Gonçalves, entre outras autoridades.

O rio Dourado nasce em Antônio João e ao longo de seus mais de 370 quilômetros de extensão, atravessa outros 10 municípios até desaguar no rio Brilhante. Estudos em poder da Sema mostram que o rio é o principal berçário de alevinos do Estado, e também que suas margens estão ameaçadas pela retirada da mata ciliar.

 
 
Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul (www.sema.ms.gov.br)
Assessoria de imprensa (João Prestes)
 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.