Panorama
 
 
 
 

COMUNIDADES RIBEIRINHAS RECEBERAM CURSO DE MANEJO FLORESTAL NO AMAZONAS

Panorama Ambiental
Manaus (AM) – Brasil
Outubro de 2005

17/10/2005 – Noventa e dois moradores de 14 comunidades dos Rios Curuçá e Manaquiri, no Amazonas, receberam aulas teóricas e práticas sobre o manejo florestal entre abril e agosto deste ano. "Essas comunidades têm problemas sociais, econômicos e ambientais – e não há pessoal qualificado que possa estar ali para dar suporte. Então o manejo florestal representa para elas uma oportunidade de melhorar de vida", afirma a engenheira florestal Luciana Predosa.

Ela é coordenadora do projeto implementado em Boa Vista do Ramos pela Oficina Escola de Lutheria do Amazonas (Oela), com financiamento do ProManejo do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama).

Segundo Pedrosa, as aulas trataram da importância do manejo madeireiro, técnicas, legislação e equipamentos de proteção. Na parte prática, os moradores treinaram principalmente o levantamento do inventário madeireiro, no qual é feito o registro da localização, espécie e diâmetro de cada árvore presente na área a ser trabalhada.

"Não é proibido tirar árvores da floresta, desde que seja de forma consciente, correta. Mas nas comunidades envolvidas, eles exploram madeira de qualquer jeito. Os moradores já perceberam que as madeiras que buscavam antes, como o pau-rosa, hoje já não encontram mais", explica Luciana Pedrosa, em entrevista ao programa Ponto de Encontro, da Rádio Nacional (Amazônia).

Boa Vista do Ramos e a Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, na região de Tefé, são os únicos locais do Amazonas onde existem Planos de Manejo Florestal Comunitário aprovado pelo Ibama. Em Boa Vista do Ramos, quem o executa é a Associação Comunitária Agrícola e de Extração de Produtos da Floresta (ACAF).

"A idéia agora é apoiar a implementação do manejo florestal nas comunidades mais mobilizadas. Três já se uniram e estão tentando formar uma associação. Por isso, estamos escrevendo um novo projeto, para buscar recursos", adianta Luciana. "Outro resultado importantes é que conseguimos editar uma Cartilha de Manejo Florestal Comunitário. Além disso, uma Câmara de Manejo Florestal está sendo criada no Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável. Ela poderá apoiar essas novas experiências".

A Oela é uma organização não-governamental que se dedica ao ensino da construção de instrumentos musicais (lutheria) e de pequenos objetos de madeira decorados (marchetaria), utilizando apenas matéria-prima certificada. O projeto de capacitação em manejo florestal comunitária recebeu aproximadamente R$ 180 mil do banco alemão KfW, por meio do ProManejo/Ibama – um subprograma do Programa Piloto para Proteção das Florestas Tropicais do Brasil (PPG7), coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente e financiado pela cooperação internacional. A iniciativa teve também apoio da prefeitura de Boa Vista do Ramos e da Agência de Florestas do governo estadual.

 
 
Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Thaís Brianezi
 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.